sexta-feira, 6 de maio de 2011

A arte de blogar!

Oi, quem disse oi?



Conversando com várias blogueiras numa rede social,  tivemos a deliciosa oportunidade de trocarmos experiências sobre a difícil arte de blogar e daí surgiu essa blogagem coletiva!
Quando eu digo uma arte, é porque não existe receita certa, a gente vai se aprimorando à cada dia e com certeza, esse aprendizado nunca terá fim.
Quando criei o blog, à 2 anos atrás, não tinha definido o que iria escrever nele, seria como um diário virtual, mas como estava engajada numa vontade louca de reformar alguns ambientes da minha casa, fui salvando umas imagens, acabei com isso postando pra poder armazenar, daí fui ganhando uns seguidores, apareceu o convite da Casa.com, e a coisa foi crescendo, crescendo, crescendo...e junto com esse crescimento vieram também muitas cobranças.
Muita gente me pergunta (como se eu soubesse a resposta, né?), qual o segredo para um blog ter sucesso, e pensando bem, muito bem, eu realmente não sei. O que seria definição de sucesso pra alguns, pode não ser pra outros! Para algumas pessoas ter trocentos mil seguidores é ter sucesso, mas a quantidade de seguidores não é termômetro para qualificar um blog. Ter um blog que agrade pelo conteúdo, pelo menos pra mim, é um ter um blog bem sucedido!
Muitas blogueiras ganham dinheiro com seus blogs (ao contrário de mim), com propagandas, mas acho que bom senso é fundamental para não poluir o blog e transformar o espaço num verdadeiro carnaval! Não sou contra ganhar dinheiro com propagandas, muito pelo contrário (hello, estamos aqui, hein?), mas precisa ser algo que tenha à ver com seu conteúdo.
Outra questão importante são as cobranças. Vale lembrar que todo mundo TEM VIDA além da blogosfera! Difícil retribuir tanto carinho, dar conta de todos os comentários e e-mais mais a vida real, então, pausa, respira fundo, não se cobre se não conseguir agradar à todo mundo, é difícil mesmo!
Muitas são as dicas existentes sobre a melhor forma de blogar, fiz um apanhado de algumas que eu acho que são fundamentais, lembrando que não quer dizer que essas dicas estejam certas pra todo mundo.

1) Tirar a verificação de palavras. Tem gente que gosta, mas a maioria detesta, realmente é chato pra quem comenta.
2) Colocar os comentários em janela pop-up. Gente, essa pra mim é fundamental, porque dependendo da conexão que eu estiver logada na hora, esperar reabrir a página, carregar todas as imagens, demora uma eternidade. Facilita muito pra quem comenta.
3) Comente direito! Se você vai até o blog de alguém comentar, não custa comentar direitinho, se dar ao trabalho de ler a postagem. Coisas do tipo: "Oi, estou te seguido, me segue também?", é mal visto por muitas blogueiras!
4) Respeito!  Se você não concorda com a postagem de alguém, e não puder fazer um comentário construtivo, não comente! Melhor do que fazer comentários ofensivos. Lembre-se que a sua liberdade termina onde começa a do outro.
5) Gentileza gera gentileza! Lembre-se que sempre fica um pouco de perfume na mão de quem oferece flores!
6) Amor! Quando a gente coloca amor naquilo que faz, não tem como dar errado!



Créditos da Imagem

43 comentários:

  1. Oi Ly, qto tempo ! amei teu post...

    pra mim o q importa é qualidade num blog e não qtidade mesmo...

    tenho visto uns blogs por aí sabe....q tem 6.000 seguidores e 2 comentarios 6 comentarios numa postagem, pq será heim ? eu sei....

    Bom cada um administra seu blog como bem quer né....uns bemmmm comerciais e outros nem tanto e outros nenhum pouco....acreito q nao tem segredo mesmo como vc bem disse !

    e as dicas q vc deu são perfeitas e facilita muito como nao ter as tais palavrinhas verrificadoras pra postar, acho um saco...isso faz a gente perder tempo como tb adoro a janelinha pop-up...isso facilita demaisssssssss tem blog q pra vc comentar tem q ir pra cima ir pra baixo ver a postage,m 2 x enfim um saquinho

    e respeito isso é fundamental !!!!

    a me chatiei com posts anonimos, q no inicio do meu blog me perseguiram aff, e hj tb tirei essa opçãooo

    e outra, qdo eu nao gosto de um post, eu nao comento ...simples assim.....e volto outra hora rs

    beijo flor

    bom find

    Grasi
    adoroolilas.blogspot.com
    @adorolilas


    vou twitar esse teu post..adorei

    ResponderExcluir
  2. Ly, adorei o texto ! Eu estou a 2 mesesinhos só como blogueira e tem dias qe parece que vou enlouquecer ! hahaha... são tantas idéias, tantas vontades de fazer acontecer que a gente fica doida ! mas, tenho amado mto esse meu novo trabalho principalmente por causa das amizades bacanas que vamos fazendo ao longo do tempo ! Bjus e feliz de poder estar ak com vc ! marina
    www.blogdamarinatorres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ly,
    Realmente é muito difícil de responder essa pergunta "como ter um blog bem sucedido", mas acho que uma outra coisa que conta é escrever o que você acha/pensa/gosta e não fazer coisas apenas tentando agradar aos seguidores.
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  4. Meleca!
    Amada subiu no laptop e apagou tudo aqui,inclusive meu coment!
    Mas era mais ou menos assim:
    Aí eu venho aqui leio tudo isso e morro de vergonha.
    Você toda phyna e educada e meu post sobre isso mandadando o povo clicar em outra freguesia.kkkkkk
    Por isso que seu blog é delicia Linda Ly , porque você não é Holywwood , mas é O SUCESSO!
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ly!

    O meu blog não é muito diversificado, fiquei olhando o SEGUIR até os 50, depois parei... A que acho muito legal na Jubiart é a qualidade de conteúdo dos meus seguidores e principalmente os seus comentários, visitar todos impossível! A seleção de troca de afeto, conhecimento, informações ocorrem naturalmente.

    Números não é meu o real objetivo, mas pessoas humanizadas, preocupadas com seu próximo e o meio em que vive, faz parte do meu cotidiano na blogesfera!

    Um feliz fim de semana!

    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  6. Falou tudo, Ly =)

    Adorei o post!

    Beijo,
    Vivi


    http://embrevecasadinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi?! Estou totalmente de acordo com você! Sua pesquisa foi muito bem feita! Há blogs cheios de propagandas e outras coisinhas mais que fica dificil de carregar a pág. nos dias que a internet está lenta! Mas, o pior para mim são as págs de fundo preto ou aquelas que usam letras azuis(aquelas clarinhas)... tenha um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. AI LY
    assim não vale tu roubou meu texto !
    me li aqui -
    sobre o blogar, as cobranças , sobre patrocinadores (hello tamos aqui)
    e desde que entrei neste grupo BU descobri com vocês que tenho que me cobrar menos, me exigir menos, não dou conta e pronto - e a vida aqui fora da telinha nos chama a toda hora - ainda bem não é- não estamos soiznhas nem na vida real , nem na vda virtual -
    parabéns pelo sucesso , pelo belo texto ,por ser tão fofa sempre -
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  9. concordo com que vc falou,quando colocamos amor as coisas acontecem naturalmente parabéns.
    beijocassss*--*
    so fiquei triste por não ter me chamado para o bate papo :( das blogferas,na proxima não esqueça de mim,rsrsrsrsrs
    Feliz dia da mãe\o/

    ResponderExcluir
  10. Oi querida Ly,boa tarde !
    Os segredos do sucesso: AMOR pelo q vc se propôs,CARINHO...pq pelo q vejo,blogue se torna "outro" filho...rs,RESPEITO pelo leitores,e isso é geral...ainda bem !!!
    PARABÉNS mais uma vez pelo aniversário do blogue !!
    Ly,desejo um excelente dia das mães para vc...tudo muito lindo,divino e maravilhoso,não só no domingo mas para todo o sempre !!
    beijo.

    ResponderExcluir
  11. Amei todas as dicas flor, como eu tiro a verificação das palavras ?

    1000 beijos.
    http://apartamentoecasamento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ly!!!!
    Disse tudo em poucas palavras.
    Concordo contigo. Estou um tanto ausente do blog, mas por causa de vários fatores, trabalho, estudo e entrega de pedidos. Eu estava me cobrando por isso e resolvi explicar no blog. Bloggar precisa ser prazeroso e não uma obrigação.
    E quem nos cobra, não nos ama..rsrs...

    Bjão ;)

    ResponderExcluir
  13. Muito esclarecedor,eu estou começando,tem muitas coisas que ainda não sei,mas o que eu faço é com carinho,o meu interesse no momento é trocar idéias e fazer amizades,ganhar conhecimento tambem,por isso venho sempre aqui,adoro seu blog.
    Beijos,Fabi

    ResponderExcluir
  14. Oi Ly!! Tudo bem??
    Adoro seu blog..
    não comento sempre..(um pouco de preguiça as vezes)mas estou sempre passeando nessa vizinhança linda que temos por aqui..
    Mas concordo com o qeu vc falou no post de hoje.Acho que não tem receita certa pra ter sucesso com o blog..(nem é muito isso que alguns esperam) eu particularmente esperei muitos seguidores , mas tem muito mais acesso hoje, do que seguidores, porque as pessoas pesquisam assuntos pelo (google) e aí acham o nosso blog e feito ,mais um que fica conhecendo o blog e vem ver as novidades quando lhe interessar..
    Então o que vc disse´, cabe bem..
    Beijocas..e sucesso (você já tem)

    ResponderExcluir
  15. Ly, tenho vindo aqui vez ou outra,nem sei bem quando comecei, só sei que gosto.Pego dicas, idéias...O meu ainda não tem uma direção, mas estou procurando. Blogar é trocar, compartilhar...Apoio oque escreveu (eu li) e concordo que não podemos esquecer que todas temos vidads reais. Tem que ser um prazer vir aqui e ler se não fica chato e é melhor parar.
    Bjs e logo volto xeretar mais.

    ResponderExcluir
  16. Oi querida
    Amei sua postagem
    Vou optar por esta janela
    Com certeza facilita e é bem mais rápido.E concordo,com suas dicas.
    Um feliz dia das mães
    Bjsss

    ResponderExcluir
  17. Voce dissi tudo amiga realmente o blog é um prazer uma satisfação, adoro vizitar e ser vizitada, ver o que os outros escrevem e saber como estam. pra mim é super divertido. Adoro vir aqui e encontrar coisas legais, enfim blogs para mim é diverção. Bjs . Feilz dia das mães.

    ResponderExcluir
  18. Ly, eu não sabia que a janela pop-up era melhor do que os comentários abaixo de cada post. Já arrumei lá para facilitar a vida de alguém que queira comentar.
    Obrigada pelo toque.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Ly, adorei as dicas ( sou blogueira nova) e vc poderia me dizer como proceder em relação à janela "pop up"? Eu fico grata! bjs!

    ResponderExcluir
  20. Ih vou falar o que? As meninas já falaram tudo e a Rô definiu muito bem: Nã é Hollywood mas é um sucesso. Amei viu?

    ResponderExcluir
  21. Oi Ly, tudo bem contigo?
    Hoje mesmo eu fiz um post felississima pois ontem o blog fez 1 mêsinho, teve mais de 700 acessos, e não muitos comentários, na verdade isso não foi uma reclamação, pois sei que nem sempre as pessoas estão afim, ou com tempo suficiente para comentar...claro que fico um pouco triste, mas sei também que isso faz parte do processo, que um blog não explode de um dia para outro, isso tudo leva tempo, e como já me tornei blogueira de coração saberei esperar a minha hora.
    Suas dicas foram muito boas pra mim, eu adorei...
    Fique com Deus, e Parabéns pelo Blog lindo!
    Um ótimo Dia das Mães, pois merecemos rs'
    Beijos no coração........Luh

    ResponderExcluir
  22. Assino em baixo, amiga! Tudo o que vc disse, na minha opinião, está certíssimo! E vou te dizer mais, quando vc fala em colocar amor, eu sinto muito isso, e nunca entro no blog de ninguém para cobrar nada e muito menos fazer observações destrutivas, e sabe Ly, parece que quando se tem uma postura assim não existe problemas pra gente também! Nunca precisei recusar nenhum comentário, e acho isso muito bom! Sinto o carinho de quem comenta também! Me sinto muito feliz Ly!
    Querida, feliz Dia das Mães pra vc!
    Um beijo grande e um forte abraço!
    Parabéns pelo blog, e por tudo que representa isso na sua vida!

    ResponderExcluir
  23. Assino embaixo de cada linha!! E essas regrinhas básicas na blogosfera é fundamental! Sobre a janelinha descobri a pouco tempo, mas a tempo! ahhahaha...

    Beijooos!!!

    ResponderExcluir
  24. Ola Ly...acho que a maioria compartilha do mesmo sentimento. Deixei minha colabroração no blog e como eu disse por lá, a gente ensina mas aprende muito mais.
    Graças a vocês que são antenadas e mais rápidas do que eu, é que continuo por aqui...Aprendendo. Boas dicas viu!
    bj grande
    yvone

    ResponderExcluir
  25. Perfeito!! Concordo que com amor tudo dá certo naturalmente! E gostei dessa idéia da janelinha pop up!

    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  26. Oiii,li todo o seu post e adorei as dicas. Fiquei noiva faz pouco tempo e resolvi fazer um blog.Estou começando a descobrir o foco principal do que eu quero passar com o blog. Tenho amado visitar o seu. Parabéns!! E assim,eu vou aprendendo com pessoas que nao querem competir e sim compartilhar, ajudar. Assim como você! Te sigo por que gosto do que você escreve mas, não necessariamente so por que quero que me siga.
    Seu blog é muito bom,parabéns!!

    ResponderExcluir
  27. Oiii,li todo o seu post e adorei as dicas. Fiquei noiva faz pouco tempo e resolvi fazer um blog.Estou começando a descobrir o foco principal do que eu quero passar com o blog. Tenho amado visitar o seu. Parabéns!! E assim,eu vou aprendendo com pessoas que nao querem competir e sim compartilhar, ajudar. Assim como você! Te sigo por que gosto do que você escreve mas, não necessariamente so por que quero que me siga.
    Seu blog é muito bom,parabéns!!

    ResponderExcluir
  28. Li adorei todas as suas colocações. Excelente postagem. Passei tbem pra te mandar um bj pelo Dia da Mães. Um ótimo domingo pra vc.

    ResponderExcluir
  29. Ly, Acho que tudo se resume na palavra amor, o amor que você tem pelo seu blog, que eu tenho pelo meu e que cada uma tem pelo seu. meu blog é o meu espaço, é o meu canto, é lá que coloco tudo que gosto, um pouco do que sei, enfim é lá que tem um pouco de mim, E por isso tem que ser feito com amor. Você me ensinou um pouco logo no começo o que era blogar eu aprendi e adorei, e ainda continua ensinando, com suas dicas e com seu carinho.
    Amiga querida, adorei o post.
    Tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  30. Oie, adorei este post,no meu blog tinha verificação de palavras e eu nem sabia,uma amiga que me avisou,rsrsrs,tirei...
    Eu acho que o respeito é tudo nesta vida,tenho o hábito de que se eu não gostar do conteúdo não sigo e não volto,não fico batendo boca por comentários...Muito bom o que vc escreveu regras básicas de convivência e respeito...Mil bjs,fique com Deus e um ótimo dia das mães...

    ResponderExcluir
  31. Oi, Ly!!!

    Cheguei aqui por acaso e amei o que encontrei! Adorei adorei seu blog. E o conteudo e as dicas desse post, então, maaaara! Olha, esas suas palavras me inspiraram e, com certeza, ajudaram com algumas ideias que vinha tendo pro meu blog. Valeu, guria!

    Bjs, bjs e feliz dias das mães!

    ResponderExcluir
  32. Oi Ly você realmente falou coisas que todas sentimos, gostamos do que fazemos e muitas vezes nos cobramos por isso. Adorei as dicas, não sabia da janela pop-up (já apliquei).
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  33. Ly,
    adorei as dicas! Vou tentar a janela po-up.
    Bjos

    ResponderExcluir
  34. Ly, adorei teu post , falou tudo que eu tb gostaria, as vezes me sinto tao culpada por nao conseguir responder a todas, mas infelizmente nao dá.
    Já troquei meu formulário de comentario, rsss, já tive esse da janelinha , depois troquei , nao sabia que esse era melhor na hora de entrar nos blogs.
    Outra coisa que reparo é que muitas blogueiras se acham por pq tem tantos mil seguidores, mas fazem sorteios sem parar e ai o blog perde até sua característica. Fazer sorteios de vez em quando é até legal, é um carinho aos leitores,mas tornar isso uma rotina, acho um pouco demais. Comentários de uma palavra , de pessoas que nao lêem o que vc escreve e depois vem te pedir informações que vc colocou no post, isso me incomoda um pouco, acho que falta consideração pela autora do blog.
    é como vc disse , se nao por comentar então sai de fininho rsss.

    Amiga, Feliz dia das Maes , super beijo.

    Leila

    ResponderExcluir
  35. Ly, olha eu aqui de novo pra agradecer sua visita, e mais uma vez dizer que adoro quando vc. aparece por lá.
    Amiga, tenha um feliz dia da mães bem grudadinha aos seus filhotes lindos, que eles nesse e em todos os dias possam lhe dar todo carinho que você merece.
    Um enorme beijo

    ResponderExcluir
  36. Ly, querida:

    seu post não foi uma opinião... foi uma AULA! pelo menos, foi a primeira parte de uma aula: como se comportar na blogsfera!

    Parabéns!
    Já está linkada lá no Diário!
    Você sabe de alguém que participou da blogagem coletiva e ainda não foi linkado por lá?

    Bjos e bençãos.
    Mirys
    www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Adorei a idéia de vcs, super genial e assim pude conhecer tbém este teu espaço maravilhoso...sou aromaterapeuta e o meu blog está complendo 1 ano amanhã e tem sorteio por lá! fica aqui o convite:
    http://claudiaroma.blogspot.com
    abrs Cláudia

    ResponderExcluir
  38. Ly
    só hoje estou tendo tempo para visitar os blog e comentar as postagens, o seu é o primeiro da lista.

    blogar é arte, diversão, compromisso, aprendizado, relacionamento, esse imenso mundo da blogosfera nos apresenta surpresas muito boas!

    fazer um blog por prazer e fazer bem feito, com conteúdo e coisas interessantes é um caminho para o sucesso, correr atrás de seguidores deve ser chato, acho que o que se tem a fazer é ir conhecendo os blogs e o estilo da pessoa para ver se tem afinidade, isso vale mais que qq outro artifício, além de comentar de verdade, dizer o que pensa, trocar idéias... para mim isso é blogar.

    beijo
    Juju

    ResponderExcluir
  39. Ly, faz tão pouco tempo que vc entrou no meu mundo virtual, e já é uma amiga tão especial e "perseguida"!
    Viajar por seu blog é ter ótimas lições de forma e conteúdo.
    Obrigada por partilhar tantas descobertas sempre tão interessantes!
    Beijão e melhoras...!
    Sinusite ninguém merece...

    ResponderExcluir
  40. Ly amada, tem pessoa que tudo que fazem vira sucesso só porque são maravilhosas e acho que este é teu caso, além é claro de escreveres muito bem sobre assuntos interessantes e o visual é lindo. Obrigado pelas dicas e Parabéns por tudo.
    Beijinhos no coração.
    Lili

    ResponderExcluir
  41. Muito bom seu post falou tudo em poucas palavras seus textos não são loooongos demais, isso que é bom, falar o que pensa em poucas palavras mais palavras bem ditas, bem escolhidas...mais bloggar é uma arte que aprendemos com o passar do tempo, com a tal "experiência" ... tem vários blogs que eram legais mais pelo fato de ter muitas propagandas acabou virando comercial de shop tv, e blog não deveria ser uma diversão? Eu espero não mudar a minha opnião quando obter a tal "experiência".
    Bju Ly sigo-te,leio-te e comento-te kkkk essa é boa!

    ResponderExcluir
  42. Oi, Ly!
    Excelente post! Nâo li o de todas que participram da blogagem porque não tenho tempo. Aliás, nem sempre tenho tempo de entra no Face e perco as blogagens coletivas... Sniff... Mas o cha é muito bom Ly. Ô idéia arretada que você teve! As poucas vezes que entro lá me divirto muito com as meninas!!!
    Beijins,
    Dea

    ResponderExcluir

♥ Oi galera, infelizmente não tem sido possível retribuir as visitas, mas ficarei feliz ao ler seu comentário, porque é por ele que ainda existe esse blog.

Mil vezes obrigada por todo carinho! ♥
Beijocas.

=)

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails