segunda-feira, 11 de abril de 2011

Organizando brinquedos!

Oi, quem disse oi? 

final de semana de mãe, e principalmente das que trabalham fora, costuma ser dedicado à casa, filhos, marido e pequenas arrumações, e aqui em casa, não é muito diferente da casa de ninguém.
Sábado levei as crianças ao Teatro, e demos boas gargalhadas com Alice no País da Maravilhas, e no domingo decidi fazer umas arrumações nos brinquedos da Lívia, mas eis que para minha surpresa, quando abri o armário dela, e tirei a primeira caixa, achei atrás dela uma parede mofada (a parede que divide com meu quarto e que molhou quando os canos da caixa d'água estouraram e óbvio que as caixas de brinquedos guardados estavam na mesma situação. Parei e pensei, quem poderá me defender? Conclusão: Tirei tudinho de dentro, usei a dica pra tirar mofo, misturei vinagre e água e passei em todas as paredes, porque a coisa estava literalmente preta! Tirei os brinquedos das caixas, lavei tudo que tinha que lavar, e aproveitei para encher uma caixa imensa com doação para um abrigo.

O trabalho ainda não é o definitivo, já que depois da obra que nunca sai, do quarto da Lívia, os espaços serão modificados.


ANTES 
(já havia tirado algumas coisas de dentro, e só lembrei de tirar a foto depois.)
Gente, tá zoneado, porque durante a semana eu não tenho tempo pra arrumar, mas juro que sempre começa a semana arrumadinho!




 DEPOIS



Se empolgou para dar uma faxina nos brinquedos das crianças?
Então prestem atenção nas seguintes dicas:


A bagunça


Tenha paciência e bole estratégias práticas para tornar a arrumação mais agradável para os pequenos.

Delimitação de espaços 

Divida o quarto das crianças em áreas para atividades variadas.


Separar espaços específicos para leitura, trabalhos manuais e artes, tarefas escolares, brincadeiras, vestiário, computador entre outros, dependendo dos interesses de seus filhos, faz com que todos os objetos e equipamentos relativos à atividade fiquem localizados em uma parte distinta do ambiente.

Descarte de brinquedos velhos 


Tire alguns dos brinquedos mais velhos de circulação.

Aproveite época de aniversários e Natal, quando as crianças estão mais envolvidas com os presentes que acabaram de ganhar.

Reapresente o brinquedo em um dia de chuva, mas se a criança não sentir falta dele, doe.


Miudezas, figurinhas e revistas 


Guarde as coisas miúdas, as figurinhas e as revistas em um suporte plástico pregado atrás da porta e ao alcance das mãos das crianças.
Os bichinhos de pelúcia ficam bem locados em uma sacola de náilon presa à cabeceira da cama.

Use caixas de plástico colorido para guardar brinquedos pequenos nas prateleiras.
Elas deixam tudo em ordem e seus filhos podem ver o que está dentro delas sem precisar abrí-las.

Ensine seus filhos a pegar um brinquedo de cada vez.
  
Brinquedos e revistas


Ao organizar brinquedos, leve em conta que eles devem ficar visíveis e acessíveis.
Prefira prateleiras a caixas para guardar os brinquedos, assim seus filhos podem encontrar o que querem, sem precisar tirar tudo do lugar.

Guarde os brinquedos mais caros ou sofisticados em um lugar onde somente você tenha acesso.
Assim as crianças terão que pedir permissão para utilizá-los.

As revistas ou mesmos livros e apostilas devem ser organizadas em pé, dentro de porta-revistas identificados por assunto.


Jogos e quebra-cabeças 


Empilhe os jogos e quebra-cabeças nas prateleiras se as caixas estiverem em boas condições. Se não for o caso, utilize potes para guardar as peças e coloque um rótulo com o nome do jogo.

No caso de não haver prateleiras, utilize contêineres que podem ser unidos e alinhados ao longo da parede.
Neles você pode guardar os livros e jogos, além dos brinquedos.


Dica final
Utilize rótulos com figuras para as crianças menores. Dessa forma você as ajuda a exercitar a memória e adquirir habilidades.
   



35 comentários:

  1. Ly, amei as dicas !
    Aqui em casa, quando começo a arrumar tantos brinquedos me dá uma preguiça enorme! Sem contar que nunca há espaços suficientes para colocar tanta bagulhada ! rsrsrs...
    bju e ótima semana !

    www.blogdamarinatorres.blogspot.com

    marina

    ResponderExcluir
  2. Nossa ficou super organizado.
    Adorei o post, Ly.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sempre faço isso aqui em casa. Ainda mais depois de datas festivas como aniversário, dia das crianças e Natal. Cada brinquedo novo que entra, um antigo sai para a doação (se estiver em bom estado, claro!).

    Vou te mandar uma fotinho de como organizo os brinquedos da minha filha, quem sabe pode ser uma ideia pra vc tb!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Ohhh eu não tenho criança, mas tem uma parede aqui do micropequenoapertamento que sempre mofa... vou usar vinagre, pq agua sanitária sai, mas não tudo.
    Bjss
    Nana

    ResponderExcluir
  5. Nem me fale, preciso dar novamente um jeito nos brinquedos das crianças, quando vejo, já está tudo bagunçado novamente...
    BJS

    ResponderExcluir
  6. ô função sem fim, hein, Ly??? Caramba! aqui em casa, arrumei umas caixas de acrílico mesmo pra guardar a bagulhada e ficar livre da poeira. Meus dois são muito alérgicos e o menor, tem asma!
    Não sabia que vinagre era mais eficaz que água sanitária...vou usar a partir de agora! Vai começar a época do mofo.

    Gostei da ideia das revistinhas. É mais funcional do que estava fazendo...vi uns organizadores, estilo sapateira, sabe? Dá pra ficar bonitinho atrás da porta...

    Beijo, queridona.

    ResponderExcluir
  7. Oi querida Ly,boa tarde !!
    Tudo bem com vc? Espero que sim !!
    Mofo tem o prazer de nos deixar chateada,neh mesmo?
    É aquele ritual chatíssimo e q somos obrigadas mesmo a fazer;limpar,tirar tudinho de dentro do armário...ufa até cansa só em pensar !!
    Mas vc teve CORAGEM e enfrentou...que bom !!
    Ficou ótima a arrumação,parabéns !!
    Aqui em casa qdo os filhos eram crianças eu fazia a proposta assim: "Vamos dar alguns brinquedinhos para os coleguinhas q não tem desses q vcs tem? Já q vcs ganharam mais alguns...nem fará tanta falta assim..."
    Eles pensavam um pouquinho e depois pegavam embalo q eu tinha até q fazer uma revisão no que estava dentro das sacolas...rs. E assim eles fazem até hj,c/ roupas.livros,cds e revistas !
    Lógico q agora né Ly,não preciso rever as doações...adultos.
    Parabéns pela solução da limpeza do mofo e do armário...não fique chateada não,loguinho vcs fazem as
    obras necessárias tá legal?
    Estas dicas de organização achei o máximo,mto bom e assim mesmo q era aqui !!
    Linda semana para vc e família.
    beijo e abraço.

    ResponderExcluir
  8. Amiga! Muita conscidiencia, fiz isso hoje! Se eu tivesse lido teu post antes seria melhor! Joguei 2 sacos enooormes daqueles da casa e vídeo com brinquedos quebrados no lixo, um velocípede, 2 carros grandes e até uma mesa!

    Os brinquedos ficam na varanda por falta de espaço. Mas estamos providenciando uma casa grande e Pedro foi avisado de que só ganhará brinquedos novos qdo aprender a organizar e guardar devidamente no lugar depois de brincar.

    Tô precisada de um cesto grande como esse teu aí, senti falta na hora da arrumação.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. haha ficou otimo, ralou en amiga! sem coragem no momento para mostrar a foto do quarto de brinquedos das 2 coisicas aqui de casa!
    Ly a banza aqui nao consegue entender lá o grupo do face,,,, perguntei por la o que era essas blogueira unidas e falaram que é um grupo seu...onde ta la no face?! ur... eu nao acho... rs!
    um bj
    ro

    www.docesabobrinhas.com

    ResponderExcluir
  10. Ai brinquedos, porque eles precisam de tantos??? Ai eles falam assim...mas mãeeeeeee eu quero aquele..eu ainda não tenho.
    Aiiiii eu fico doida rsrs.
    Tenho dois meninos e ai já viu né, menina tem brinquedo que já faz mais de um ano que eles nem olham pra brincar...mas com esse feriado vindo por ai já disse a eles...faxinaaaaa nos brinquedos e doação a vista.
    E já pedi pelo amor de DEUS que els não me venham com ovos de páscoa com brinquedos rsrs.
    Bjs e Bjitos na filhota

    ResponderExcluir
  11. Linda Ly , agora danou-se...
    Não tenho nem a desculpa de crianças em casa , aqui os brinquedos espalhados são meus mesmo.
    E o pior , depois de assistir Toy Story , ainda tenho dó deles ficarem sempre num mesmo lugar e vivo espalhando e mudando de lugar.
    Coisas de gente loka...
    Mil beijos e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  12. Ly, querida. Tudo bem por ai???
    Nossa nem me fale em arrumação, minha filha esta mudando de cidade, e claro que tudo sobrou para mim. Além de estar passando pela sindrome do ninho vazio, ainda tenho de fazer mudança e arrumação, aiiiii, ninguém merece. e Para nós que trabalhamos fora o horror é muito pior, mas você com sua criatividade deixa tudo assim organizado e limpinho. Sabé o que é bom pra mofo??? giz, é isso mesmo giz de escrever!!

    Amiguinha te mandei um emaol a semana passada, vim aqui deixei recadinho e não e não tive noticias suas. veja la na sua caixa de entrada se encontra meu email. Queria apenas saber se você esta bem???
    Um enorme beijo cheio de carinhos

    ResponderExcluir
  13. Ly:

    Surtei, amiga!!!!
    Quero uma casa nova, organizada, linda de ver e viver!!! Quero um RECOMEÇO com letras grandes e bem lindas!

    Te citei aqui ó:
    http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com/2011/04/surtei-diario-da-mirys.html

    Porque seu bloguitcho é uma inspiração master!!!

    Bjos e bençãos.
    Mirys

    ResponderExcluir
  14. Oi Ly,valeu pelas dicas,essa é uma batalha dária aqui em casa.Beijos

    ResponderExcluir
  15. OI, LY querida !!!

    Saudades de vc, amiga!!

    Tenho orado por vc, viu? E fico muito feliz quando venho aqui e vejo seus posts de passeios, alegria em família! Louvado seja Deus!!
    Amei sua arrumação! Vc é muito caprichosa, viu? Me deu muita saudade dos tempos de brinquedo...rsrsrsrs


    Passei pra te desejar uma linda semana!
    Um beijão
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ly
    MAravilhosa a organização
    Arrasou
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Minha filha já é uma mocinha e não me deixou doar seus brinquedos. Resultado: tive que improvisar caixas, sacos para organizá-los e acomodá-los no maleiro, mas um dia eu quero dar um fim em tudo isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ai Ly, eu arrumo, arrumo, más parece que nunca consigo deixar tudso em ordem ...muitas pecinhas, muito lego, muitos carrinhos...ui...e olha que são dois meninos, se fosse uma menino e uma menina não quero nem pensar...
    Já fiz dois posts sobre isso...e Santos Potes de Plásticos das mães organizadas que nos protejam...
    Bjs
    Patricia
    patipins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Vixxiii postei pelo google do meu filho...kkkk

    ResponderExcluir
  20. Nossa , passo pela mesma coisa todas as semanas...minha pimpolha só tem dois anos e tem um monte de brinquedos, fico pensando quando ela tiver uns seis anos, acho que os brinquedos vão nos expulsar da nossa própria casa, ela tem uma piscina de bolinhas que nem usa, pois não temos espaço, e como nossa casa também está em obrea as coisas só pioram...
    Tenho uma dica que aqui em casa funciona, eu faço tipo um revesamento de brinquedos, deixo alguns brinquedos fora da vsita dela, escondidos, e depois troco, ponho os que ela estava brincando escondidos e tiro os outros do esconderijo, assim ela acha os brinquedos interessantes, pois quando está quase se esquecendo que tinha ela de repente encontra...dessa forma eu consigo me organizar melhor...
    Bjus

    decorarpradistrair.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oiii....Ly amei toda a explicação, o dificil é colocar tuuuudooo isso em pratica, aqui em casa, o quarto deles é um verdadeiro campo minado e o dia de arrumação aqui é toda quinta, então ainda tenho 2 dias pra colocar suas dicas em pratica, mais estamos aí.....rsrsrsrsrsrs...tem coisa nova no meu Blog flor passa lá, espero sua visita, bjs e boa semana pra vc...♥

    ResponderExcluir
  22. Oiii, vou imprimir estas dicas e dar de presenete para uma amiga minha que nã oconsegue organizar os brinquedos do filho...rsss

    ahh,tô divulgando um chá de bebê virtual p/ uma blogueira que está precisando de ajuda, passa no meu blog, que lá tem um piuco da história e o email dela, caso possa contribuir com alguma coisinha de bebê!!
    beijuuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Aqui em casa a coisa é feia tbm, ainda mais pq a Hanna divide o quarto com o Gregory, vive tudo misturado, jogado, zoneado, à noite, todos os dias, eu peço a eles que guardem pra eu poder limpar o quarto, e assim vão acostumando a serem organizados. Mas vai diminuir bastante qdo cada um tiver seu quarto.

    Hj deu a louca e fiz 3 posts novos, aguardo vc lá pra ver as novidades e me ajudar a decidir o que faço com o cantinho da pia antiga da minha cozinha... Conto com todas vcs...
    Bjkas

    www.moprendada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Ah, eu consegui caixotes plásticos de feira e guardo osbrinquedos neles, são práticos e muito resistentes, mais do que os vendidos por ai para brinquedos. NA leroy merlin vende deles todo preto.

    ResponderExcluir
  25. Ai Meu Deus, agora eu sei que vou ter que dar uma geral. O quarto da Gi até que é organizadinho, mas eu realmente estava precisando dessas dicas pra não chegar à exautão de tanto mandar ela arrumar depois da bagunça feita, então acho que vou precisar dessas maletas (esqueci o nome) de plástico pra deixar mais organizado e ela achar tudo que ela quer, dividindo tudinho.

    ResponderExcluir
  26. Tá aí uma coisa difícil de manter organizada né não?! Porquê criança brinca o tempo todo e não tem a mesma lógica pra guardar que a nossa e aí vira bagunça mesmo! Rsrs...

    Suas dicas são ótimas!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  27. Oi, amei as dicas...
    Estanos de mudança e a tarefa difícil está sendo convencer o pequeno a doar brinquedos q ñ são mais para a idade dele e organizar num espaço menor. Mas sou brasileira e ñ desisto nunca! rs

    Bjs, tô seguindo teu cantinho tá!?

    ResponderExcluir
  28. Ly querida,
    Gostei do seu desabafo no post logo mais abaixo. De depressão eu entendo: passei por ela, ou ela passou por mim, sei lá!
    O que tenho certeza é de que ela não me pertence mais, para sempre!
    Adorei tbm as dicas sobre organização.Minha Raquel, de 11 anos é uma menina muito organizada ecuidadosa pra idade dela. Fico feliz!
    Ainda estou em SP, mas louca p voltar p casa.

    Seja sempre muito bem vinda ao meu cantinho, que é feito com todo coração.
    Beijos carinhosos,
    Nena.
    www.coracaodanena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Nossa que inveja kkkkk
    Minha filha é a menina mais desorganizada que eu já vi.

    ResponderExcluir
  30. Ly!!! Não quer vir me dar uma força na arrumação da Paparicolândia??? Menina, não me acho...

    É um tal de perde regua, perde cola, perde furador... hahaha

    Um dia me encho de coragem e posto um antes e depois... o problema é q o depois nunca chega. Rss

    Bjuu

    ResponderExcluir
  31. A criançada tem muito brinquedo, né? Mas caixas organizadoras e outras coisas ajudam muito e ainda enfeitam..
    Beijocas

    ResponderExcluir
  32. Ly, amei a su organização...to precisando tambem fazer uma limpa aqui em casa..heheh

    bjokas da Rafa

    ResponderExcluir
  33. Aqui em casa ,preciso mapear primeiro,comprar um GPS e um kit de resgate,vai que eu me perco;tem uns quartos abençados,que só Jesus na causa,amiga.Vou contratar a Super Ly Nanny,prá me ajudar...Besitos

    ResponderExcluir
  34. Oii, pesquisando sobre oraganização de brinquedos vim parar aqui no seu blog, e gostei muito, estarei te seguindo.
    Parabens pela arrumação

    ResponderExcluir
  35. Putz, gosto desse blog pq ele mostra a realidade!! Não aquele monte de casa perfeita de revista em que ninguém vive...
    Beijokas!

    ResponderExcluir

♥ Oi galera, infelizmente não tem sido possível retribuir as visitas, mas ficarei feliz ao ler seu comentário, porque é por ele que ainda existe esse blog.

Mil vezes obrigada por todo carinho! ♥
Beijocas.

=)

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails