terça-feira, 9 de novembro de 2010

TOILE DU JOUY

Bom dia meninas,

para quem gosta de estilo provençal, nada mais lindo e delicado do que as estampas Toile du Jouy.
Criado na França no século XVII, as estampas retratavam cenas típicas da época sob um fundo branco, e virou símbolo de riqueza e hierarquia na época!




Toile de Jouy, por vezes abreviado para simplesmente "toile", é um tipo de padrão de decoração que consiste em um branco que descreve uma cena bastante complexa, em geral de um tema pastoral, tais como um casal fazendo um piquenique junto a um lago. Toiles também muitas vezes consistem em um arranjo de flores. 



Geralmente as estampas consistem de uma única cor, vermelha, negra ou azul.
Toile é mais associado com tecidos (cortinas e estofados, em particular), embora papel de parede com estampa toile também seja popular. 



Pode ser usado em bules, colchas, roupas, etc.. Na sociedade de classe alta (principalmente americanos, mas também do norte da Europa), toile é visto frequentemente em vestidos e aventais usados em eventos como país-tema festas no jardim ou chás .

 
Embora tenha sido produzido continuamente desde então, experimentou um aumento marcado na popularidade em torno do ano 2000.

 



46 comentários:

  1. Oi Ly! Eu acho esse estilo xic, lindo e americanizado!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, eu não gosto desse estilo não, parece coisa da vovó! kkk ... e é, né?

    Mas se todos gostassem do rosa, o que seria do cinza?

    Te love!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. nossa amei!!se pudesse eu decoraria minha casinha neste estilo amei mesmo!
    beijokas!!teu blog ta mara como sempre!!

    ResponderExcluir
  4. oi !!!

    adorei seu blog...to te seguindo tbm!
    bju

    ResponderExcluir
  5. oi !!!

    adorei seu blog...to te seguindo tbm!
    bju

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto desse estilo quando não é muito exagerado!!!

    ResponderExcluir
  7. lindo , chique mas fala para Thaiza que nao é americano nao, a toile de joy é francesa e bem francesa, eu ja visitei o museu; eu tenho cortinas e mais cortinhas, amo a toile de jouy !!!
    rsrsrs... bjinhos amiga

    ResponderExcluir
  8. Eu amo o provençal,morando tão perttinho da França,cada dia me apaixono mas..
    Mas como vc sabe, sou ecletica.
    Não teria uma casa toda provençal
    mas sim com toques provençal.
    A estampa de Toile du Jouy,linda,
    eu amo..para o quarto,para almofadas,para um toque na sala,
    enfim,amei o post,vc como sempre
    nos proporcionando grandes inspirações,bjkas geladas
    Patricia Merella
    http://wwwmaisonduchocolat.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Amigaaaa... adorei seu post!!!

    Sou apaixonada pelo estilo provençal! Acho muito lindo, clássico... um charme!!! Amei!

    Beijocas no coração.

    Déa.

    @AndreaGranja
    www.soumaisminhacasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Lindo!

    Adoro esse estilo de tecidos.

    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Que legal saber disso! Eu amo esse estilo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Ly! Adorei a coleção sou apaixonada pela estampa Toile de Jouy.Querida tenha uma ótima tarde. Beijinho no coração

    ResponderExcluir
  13. Ai Ly, que sonho! Amei muito, tudo!
    Um beijo grande, e uma ótima tarde prá ti!

    ResponderExcluir
  14. Menina.... que coisas mais lindas! Inspirador, aliás como quase tudo o que voce coloca aqui! Parabens

    ResponderExcluir
  15. Oi LY! Adoro o estilo provençal, qualquer casa fica fofa. Adorei os tecidos. uma boa semana prá ti beijocas Analú

    ResponderExcluir
  16. Que Lindo!!!
    Adorei o quarto em tom de rosa, é muito feminino
    *.*

    ResponderExcluir
  17. oi,flor!..
    adoooooooooooro seu blog ..
    ja to te seguiindo
    da uma passadinha la no meu e me segue tbm !..
    suas postagens são tudo !

    mais uma vez me segue e visita meu blog!..
    jeisipstar.blogspot.com

    bj bj bj, flor!..

    ResponderExcluir
  18. oi,flor!..
    adoooooooooooro seu blog ..
    ja to te seguiindo
    da uma passadinha la no meu e me segue tbm !..
    suas postagens são tudo !

    mais uma vez me segue e visita meu blog!..
    jeisipstar.blogspot.com

    bj bj bj, flor!..

    ResponderExcluir
  19. Sem duvida lindas estampas!
    Gostaria nem que fosse em algum detalhe ou peça pequena como almofadas.
    bj

    ResponderExcluir
  20. Olááááá,,, desculpe-me a longa ausência do seu blogue, mas estive fora sem acesso bom à net, agradeço ainda as visitas e comentários no meu espaço, a sua fidelidade é especial e fico sempre grato pelo carinho!!!
    Uau, sou apaixonado por esse estilo provençal, magnifico!!!
    Abraço, Zé Maria

    ResponderExcluir
  21. Ly,
    amo esta padronagem de estampa, tanto que o enxoval de berço da minha filha foi um toile rosa.
    Amei a postagem!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  22. é lindo, lindo e elegante! eu amo! bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Ly!!! E aí/ Tudo bem? Quanto tempo... rs

    Adoro este estilo. Requintado e elegante.

    Adorei o post!

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  24. OI, Ly querida !

    AMO esse estio provençal, acho chique !! Seus posts sempre são maravilhosos, bom gosto é pouco pra ti, sabia??

    Amiga, vc poderia me passar por e-mail seu endereço? É que preciso te mandar um mimo da Deusa ( ela é uma fofa, né? ) ....meu e-mail é helenatok@gmail.com ...vou ficar esperando,tá?

    UM beijão !
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Tudo mto lindo!!!!
    Vem conhecer minha lj na Galeria Veplan!!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  26. Ly, acho esse lindo esse estilo, aliado à um provençal então... fica perfeito, puro romantismo! Beijocas e bom dia ♥

    ResponderExcluir
  27. Oiii Ly estava com saudades de vc , sumida , gosto de um pouco de mistura na decoração , mais esse estilo é chi né bjimmmm e a gatinha mandou uma lambida pro cê

    ResponderExcluir
  28. Oi, amore, tudo bem?
    Ai, que post feliz!
    Adoro esse estilo de estampa, tão romântico!
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi Ly,
    Amo essa estampa, me faz sonhar... voltar no tempo e me imaginar correndo nos campos de lavanda...kkkkk. Bjs

    ResponderExcluir
  30. Eu adoraria montar uma casa toda nesse estilo, desde as estampas dos lençóis, as paredes e até a louça. Sou apaixonada pelo estilo provençal. Alias´vc não acha que eu deveria ter nascido na França?

    ResponderExcluir
  31. Amei tudo isso! Vou super te seguir

    Bjucas flor e super parabéns, o blog está lindo

    xanguiso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi amiga
    adoro este estilo. Acho gostoso, lindo, me atrai.
    Principalmente em azul.

    Tudo bem por aí??
    Tava com saudades.
    Bjos

    ResponderExcluir
  33. Oi Ly
    Adooooooro!
    Tudo em Toile é lindo...louças então nem se fale...papel de parede é o meu sonho, no meu quarto, na parede da cama, mas agora me deu uma idéiazinha aqui...,...vou ver se encontro tecido em toile para forrar umas cadeiras que tenho...acho que vai ficar legal
    Obrigada...
    Tina (Sonhar e Realziar)

    ResponderExcluir
  34. OlA
    adorei seu blog
    já estou seguindo
    muita coisa linda.
    BJS silvia.

    ResponderExcluir
  35. que perfeitoo o blog.
    depois visite o meu tbm..

    http://stopminas.blogspot.com/

    beijos

    ResponderExcluir
  36. Oi Ly, adoro essa estampa, super delicada. QQ trabalho fica lindo com ela.
    Adorei sua visitinha ao meu blog, volte sempre, será um prazer!
    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  37. EU AMOOOOOOOOO ESSA PADRONAGEM... PENA SER DIFÍCIL DE ACHAR!!!

    BJKSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  38. Olá! Adorei os detalhes, o candeiro, adoro este estilo ;)
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  39. Eu acho super chique, bem bonito esse estilo, mas não combina comigo, no meu caso prefiro algo mais moderninho mesmo rsrsrs

    Passa lá no meu blog se puder, acabei de comprar meu primeiro apê e vou contarm inha saga de decoração e compra dele! Bjsss

    ResponderExcluir
  40. Olá, vim apreciar esses padrões mais atentamente, são magníficos, creio que dariam também excelentes fundos para trabalhos em decoupage e caixas!!! Abraço, Zé Maria

    ResponderExcluir
  41. Adooooooro esse estilo!!!
    tava com saudades daquiiii...
    Linda, tá rolando sorteio no meu blog, um maxi colar feito por mim! Participa...
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  42. Ola, tem sorteio de 1 kit de make-up da Victoria Secrects em meu site, gostaria de contar com sua participação. Abracos Sueli
    www.fashionspill.com

    ResponderExcluir
  43. Toile du Jouy é muito sofisticado!!! Ótimo post!!!

    decoração, design e mais tecidos, inclusive Toile du Jouy:
    www.arkpad.com.br

    ResponderExcluir

♥ Oi galera, infelizmente não tem sido possível retribuir as visitas, mas ficarei feliz ao ler seu comentário, porque é por ele que ainda existe esse blog.

Mil vezes obrigada por todo carinho! ♥
Beijocas.

=)

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails