terça-feira, 28 de setembro de 2010

Babá de Joanna Marcenal diz que menina foi vítima de maus-tratos

Hoje eu não quero e nem posso escrever nada, tamanha minha indignação e tristeza! Somente vou reproduzir uma reportagem do Jornal O Globo, e peço que leiam e comentem!



RIO - O depoimento de uma babá pode complicar a situação do técnico judiciário André Rodrigues Martins, pai de Joanna Cardoso Marcenal Marins, de 5 anos, que morreu no mês passado . De acordo com a mulher, contratada por André para cuidar de Joanna, em seu primeiro dia de trabalho ela se deparou com uma cena de horror. Segundo a babá, a criança estava no canto de um quarto, "deitada no chão, amarrada numa fita-crepe nos pés e nas mãos e toda suja de xixi e cocô (sic)".
Ela contou que, diante do seu espanto, o técnico judiciário disse que a menina estava "daquele jeito" por ter sofrido uma convulsão no dia anterior. Ele teria alegado ainda que seguia "recomendação médica". A empregada contou também, em depoimento à delegada interina da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima, Gisele Brasil Vilarinho Faro, que Joanna não estava de fralda, apenas de calcinha e camiseta regata. A babá teria se oferecido para limpar a criança e colocá-la na cama, mas o pai teria argumentado que a menina sujaria tudo e sua mulher, madrasta de Joanna, Vanessa Maia, "não iria gostar". André teria dito que a filha era "especial".
Segundo a babá, André saiu com as outras duas filhas e, depois de duas horas, retornou e deu um banho em Joanna. A empregada disse ter visto que havia um tapete no quarto onde a menina dormia que estava sujo de fezes.
No dia seguinte, a babá viu colchonetes espalhados no quarto do casal, onde as meninas dormiam. Percebeu que no closet havia um outro colchonete, todo sujo, e deduziu ser o local onde Joanna dormia.
A empregada disse que foi contratada para cuidar de Joanna e das outras duas filhas de André em 13 de julho, quando foi entrevistada por Vanessa. No dia seguinte, conheceu as crianças. Foi aí que ela se deparou com o quadro de maus-tratos.
Comovida, a babá contou que se aproximou de Joanna e lhe perguntou o que estava acontecendo. A criança respondeu que não podia "abrir os olhos, porque estavam ardendo". Depois disso, Joanna não teria conseguido falar mais nada, apenas gemer. Nos demais dias em que trabalhou para a família, a empregada percebeu tristeza no olhar da menina e lhe perguntou o motivo. A criança teria dito que estava com saudades da avó materna. No dia 19 de julho, numa segunda-feira, depois de folgar no domingo, a babá soube que a criança havia sido internada. 

Depoimento deve ajudar peritos do IML

O depoimento será usado para ajudar os peritos do Instituto-Médico Legal (IML) na conclusão dos exames complementares sobre queimaduras nas nádegas de Joanna. As declarações comprovam que a menina sofria maus-tratos e estava fragilizada. Segundo o infectologista Edimilson Migowski, professor de infectologia pediátrica da UFRJ, uma criança com a imunidade baixa por estar com algum tipo de estresse, ao ter contato com o vírus do herpes, pode sofrer uma meningite, tendo seu sistema nervoso central afetado. Conforme O GLOBO noticiou segunda-feira, o IML já sabe que Joanna morreu vítima de uma meningite causada pelo vírus do herpes . Em nota, o instituto informou que o laudo não está pronto.
Joanna era alvo de uma disputa judicial entre os pais dela. Em julho, quando estava na casa do pai, a menina tinha acabado de ser afastada do convívio da mãe, Cristiane Cardoso Marcenal, por 90 dias, por decisão da juíza Cláudia Viera, juíza da 1ª Vara de Família de Nova Iguaçu.
Ao sofrer uma crise e ser levada para o Hospital Rio-Mar, na Barra, Joanna ainda recebeu os primeiros socorros de um falso médico. Segundo Migowski, raros são os casos de meningite viral que causam morte. 

43 comentários:

  1. Oi Ly , não sei se leu meu comentario a dois posts mais , o programa da Ana de segunda recebeu a mãe da Joana , e uma promotora que ndá aula na faculdade do pai da Joana teve um coentario em classe gravado por uma aluna , ela diz claramente que deu dicas para o pai , e ontem ela foi pega de calça curta pela Ana ao dizer que conhecia o resultado do laudo , porém o laudo ainda não foi encerrado , graças a Deus muita coisa esta aparecendo , e O programa da Ana é o unico que não deixou
    esse absurdo cair no esquecimento, veja também hoje , coisas como essa que aconteceu com a Joana acontece todos os dias , e tem que acabar !! bjimmm

    ResponderExcluir
  2. Não aguento nem falar,não aguento nem pensar,mal posso terminar de escrever.
    deusa

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Queria apenas AGRADECER a vc. por tanto apoio ao caso. O tempo passa e as pessoas se esquecem . O caso dos Nardoni chocou mas acho que esse está superando pelos indicios de crueldade dia-a-dia. Sou mãe e imagino a dor... que dor... me sinto mal lendo tudo isso mas acho importante a indignação popular.
    É triste, é 'sofrido'.
    beijos e conte comigo sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ly...
    É muito triste ficar sabendo o que essa pequena sofreu...
    O que nos dá força é saber, se a justiça não for justa, certamente Nosso Senhor Jesus Cristo e Seu Pai serão.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Não tem como não se comover...eu realmente não entendo o que acontece com esses montros que maltratam as crianças...enfim fica aqui minha indignação!!!!
    www.momentosdadriks.blogspot.com
    www.badulaquesdadriks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fico muito indignada e com medo desses monstros que estão a nossa volta... No momento só podemos confiar na justiça DIVINA e nos consolar no fato de que Deus tirou a Joanna desse sofrimento...
    Bj

    ResponderExcluir
  7. oi Ly! não sei nem o que dizer, tamanha minha indignação! É nessas horas que temos vontade de fazer justiça com as próprias mãos! se Deus quiser a justiça será feita, e a família e amigos de Joana, terão paz! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus! Qta falta de amor nesse mundo!! Muito triste isso!
    Fica aqui tbem a minha indignação!

    ResponderExcluir
  9. Nossa dói demais,não dá nem pra tentar entender, é muita maldade, se eu fosse a mãe já estaria louca, já teria feito justiça com as próprias mãos! Essa babá demorou demais pra dizer tudo isso!

    ResponderExcluir
  10. Coitadinha dessa criança! Deve ter sofrido horrores. O pai e a madrasta deviam ser condenados como os Nardoni...
    E a mãe? Ai... desejo do fundo do meu coração que seus anjos a ampare e dê forças para que ela continue sua vida com seus outros filhos.

    Continuo levantando a bandeira que filho tem que ficar é com a MÃE. Nada desse negócio de mãe querer que pai tenha contato, porque muitas vezes isso acaba mal. Também não concordo com guarda compartilhada, a teoria pode ser linda, mas a realidade é que sempre há muitos conflitos que poderiam ser evitados.
    Fica aqui minha indignação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, seu seguidora do seu blog e gosto muito. Bom,em julho o meu filho estava internado no mesmo hospital em que a Joana estava e pude infelizmente presenciar a tristeza e indignação dos familiares. Graça a Deus o meu filho está bem.Ele teve alta no dia da entrada dela. Lembro com tristeza a forma como a mãe dela acariciou o rosto do meu filho, e eu estática sem conseguir dar uma palavra, pois fiquei sem ação em ver o sofrimento dela. Nessa hora como mãe que sou, todo sofrimento dela é dividido por nós mães e parece que está acontecendo com nossos filhos.
    Oro a Deus que ela tenha força e possa superar e ver a justiça de Deus agindo em todo esse sofrimento.Deus é a nossa justiça!!!

    ResponderExcluir
  12. Nossa...quanta barbárie !!!
    Infelizmente estamos em um país que a pena máxima é de APENAS 30 e poucos anos, e sem contar "bom comportamento" etc e tal...que droga !!!
    Sabe,de vez em quando "vem ao nosso planeta",verdadeiros espíritos de porcos".
    Devemos nos mobilizar e embarreirar isso...é nosso dever Cristão.
    E depois querem escurraçar uma mulher por adultério? Imagina se este fato tivesse acontecido em países que a Lei do "olho por olho", tivesse acontecido,qual seria a penalidade deste MONSTRO, e de muitos outros que por aí se escondem?
    Devemos rezar,orar seja o nome que for,pela mãe desta menininha,para que ela tenha forças suficiente para ver a Justiça sendo feita !!
    Estou super hiper INDIGNADA !!!

    ResponderExcluir
  13. Inacreditável,inacetável,dói muito de imaginar...muita pena dessa mãe,dessa criança meu Deus...que mundo estamos vivendo...e a justiça que é o mínimo que podemos exigir?!Cadê!?Vergonha de viver em um país desse nessa hora. Sinto muito,muito mesmo por essa criança,por essa família.
    E que alguém proteja essa testemunha,que não seja coagida,nem ameaçada,que vá até o fim com seu depoimento.

    ResponderExcluir
  14. Agora estou começando a entender mulheres q não querem ter filhos..., lamentável !!!!
    Ele nunca foi um pai...e sim um monstro !!
    Nestes episódios horrendos que percebo o quanto o Ser humano precisa evoluir, porque nestas circunstâncias de meros expectadores os mais diversos sentimentos vem a tona...
    Agora o que eu peço com muita humildade é que Deus e Jesus tenha pena...porque eles não sabem o que "estão fazendo"...
    Lei da Ação e Reação.

    ResponderExcluir
  15. Tava aqui pensando...essa babaá chega na casa do patrão vê uma cena de horror dessa e não faz nada!?!?!??! Como asseeeem!?!?

    Acho que no mínimo eu iria correr p/a polícia na hora!Recomendação médica ficar amarrada,cagada,mijada com fita crepe no chão?! O que é isso!? Como se pode ser conveniente a isso!?

    Meu Deus...já pensou que TUDO poderia ter sido evitado!? Não paro de pensar nessa menina meu Deus...qta dor...sofrimento...tortura...

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus Ly - estou sem palavras- quando comecei a ler - o que a babá presenciou - esta pobre menina num estado assim, o que dizer para um mãe - acho que se eu fosse a babá te juro - eu pegava esta menina e fugia- eu não iria aguentar ver esta brutalidade- ao ver a carinha dela - não dá pra imaginar que alguem possa fazer isto com a própria filha- e o laudo ainda não saiu - porque será? e como foi a passeata no RJ?
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus...

    Ui q raiva....credo....pensar q qm podia ajudar esse pobre anjo, nao fez nada!!!

    Cada vez q leio algo sobre isso fico perplexa e indignada...

    Como é q alguém pode deixar um anjinho assim gente?

    Q monstruosidade!!!

    ResponderExcluir
  18. É revoltante saber q ela foi tirada de casa para sofrer, pois se não queria dar amor e carinho , qual foi a motivação desse monstro nessa briga judicial?????
    Ainda acredito q a regalia dele tá acabando, pois o cerco está fechando e não adianta se esconder por trás de tia ou quem quer q seja.

    ResponderExcluir
  19. Mais uma vez meu coração se enche de tristeza ao ler as postagens sobre a Joana. Como o ser humano esta perdendo o amor para com o próximo.... Peço a Deus que seja feita justiça! Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Eu compartilho com todos os depoimentos de todas que escreveram. Acho sim que na maioria das vezes filhos tem que ficar com a mãe. Porém sou madrasta tb e nunca, nunca mesmo sequer relei a mão em um dos filhos do meu marido, muito pelo contrário, tratei eles como meus.
    Acho que essa babá deveria ter solicitado ajuda policial, acho que esse pai é um monstro e não sei porque quiz a guarda da pequena e essa madrasta não pode ser chamado de nada. Porque até os ditos animais irracionais não fazem isso.
    Eu estou muito entristecida e não vou falar mais nada, porque a raiva me consome agora. Depois falo mais. Precisamos nos mobilizar mais ainda sobre esse caso.

    ResponderExcluir
  21. Ai,amiga...so consigo chorar...
    Meu Deus do ceu!

    ResponderExcluir
  22. Oi Ly!
    Cada vez que leio ou assisto algo relacionado a Joanna meu peito dói. Dói de verdade! Às vezes de raiva desses monstros, às vezes de dó dessa mãe... Ontem assistindo ao programa Mais Você, sinceramente não gostei muito da participação da Ana Maria Braga! A sensação que tive é que ela também está pisando em ovos com medo. Em outras situações ela se mostra muito mais a favor, mas no caso da Joanna acho que ela também entrou para o grupo dos que preferem não se envolver com pessoas do alto escalão, que pra mim são do alto escalão do inferno. A única certeza que tenho é que a justiça divina taí e em breve ela vai aparecer e aí coitados desses monstros, porque o que eles mais amam é o que vão perder!
    Um bj e um abraço bem apertado no seu coração! Fique em Paz!
    Wanessa (Murikinhas)

    ResponderExcluir
  23. Os maiores culpados deste tipo de horror diário é o nosso sistema judiciário, legislativo, executivo, ou seja: o nosso governo tão democrático e cheio de explicações para sanar os bandidos de todas as classes sociais, graus de escolaridade, níveis culturais.
    Ser e estar bandido tornaram-se senso comum num país que vive na aba de aparências: silicone, botox,fashion week, obtenção de bens, esmola de bolsa família, clareamento de dentes para posar com a Onu,Olimpíadas no Rio, Copa do Mundo, etc. Temos que aparecer de qualquer jeito. América do Norte Jr. Os emergentes chiques e sem noção de civilidade.
    O que importa: educação, valorização dos profissionais, reciclagem, saneamento básico,saúde pública, acesso à cultura, transporte e ao esporte; movimentos para incutir o sentido de ética e cidadania; repressão contra a pedofilia, o abuso contra crianças e idosos, isto não tem importância. E viva o Rasbil!!!

    ResponderExcluir
  24. não dá pra entender como essa gente pode fazer tanta crueldade com uma criança... que ela esteja em paz agora, que a verdade apareça e os culpados sejam penalizados.

    ResponderExcluir
  25. Conheci a história da pequena Joana através do programa mais você. Quando na primeira vez no programa, a mãe de Joana falou que o pai trabalhava no tribunal (ou coisa do tipo) e tinha parentes que também trabalhavam, a primeira coisa que pensei foi "Coloca nas mãos de Deus pois na justiça dos homens, nada será feito".

    Ele tem aliados fortes, que tentarão provar sua inocencia. Já querem incriminar a mãe da menina, vitima total disso tudo.

    Estou torcendo por justiça!!!! Que a pequena Joana não tenha sua vida em vão.

    Beijos
    Ara

    ResponderExcluir
  26. Sabe o que eu não consigo entender? Pq esse pai quis ficar com ela? Ele só pode ser doente não tem outra explicação, se não gostava dela e sabia que a madrasta não gostava, pq não deixou a Joana com a mãe? Onde ela era amada e vivia em segurança? Pra mim ele é um monstro da pior espécie! Tbm pensei como a Mari, que a babá poderia der denunciado isso na hora, mas vai saber as ameaças que fizeram não é?
    Agora só nos resta fazer nossa parte pra que a justiça se cumpra e esse caso sirva de alerta a outras mães em situação parecida!

    ResponderExcluir
  27. desculpe-me Ly...nao consegui terminar de ler, amiga... meu coração dói demais em saber, pensar coisas assim... rezo e rezarei pela linda menina...
    e muita força pra essa mãe, muuuita fé!
    Bj.

    ResponderExcluir
  28. Pois é, arrancam a criança dos braços da mãe e acaba nisso. Não deveria ser juiz quem decide a vida de um filho,pq esse sujeito precisava levar a menina, já não tinha duas filhas para no caso, não cuidar né.Parabéns pela coragem da babá, que resolveu se manifestar, o que já poderia ter feito antes. Espero que sirva de exemplo, e antes de tomarem atitudes desse tipo, investiguem as condições que a criança vive. Nada a trará de volta...Sempre digo, nem todos merecem ser chamados de ser humano!!!

    ResponderExcluir
  29. É AMIGA, ISSO CHEGA A SER NOJENTO,E DICAS DADA, É LAUDO FALSO, O QUE É ISSO............... É BRASIL, ESPERO QUE NÃO...EMILIA

    ResponderExcluir
  30. Eu só me pergunto: ATÉ QUANDO CONTINUAREMOS VENDO HISTÓRIAS TÃO TRISTES E ASSUSTADORAS COMO ESTA? Esse nosso mundo está realmente perdido , só Deus mesmo para nos dar esperança de dias melhores...

    ResponderExcluir
  31. Ai que orror que fiseram com a menininha se fiseram mesmo.
    Bom estou te seguindo e gostaria que seguise também:
    http://coisasbyvivi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. A maior dor é a perda de um filho, imagina uma mãe perder um filho de forma cruel, e indefesa como a Joana, e Isabella, isso tem que ser punido de forma mais rigorosa!

    ResponderExcluir
  33. OI Ly! Estou tao indignada com esta historia. Nao sabia deste caso. Estou ate com aperto no coraçao. Porque isto? Meu Deus do ceu, porque? Sou contra pena de morte mas estes dois mereciam. Se estivessem aqui seria pena de morte ou perpetua! Eles nao sao gente!! Como pode fazer isto com uma criança!!???
    Bj
    M
    PS; Obrigada pela visita, viu?

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde.

    Visito seu blog e acompanhei as tristes notícias sobre a Joanna quando ela ainda estava em coma.

    Hoje, lendo este horror, sinceramente, estou entalada, como este monstro ainda está por aí.

    Que bom que a babá falou agora, ideal que tivesse falado no mesmo dia em que viu a criança torturada.

    Nenhum consolo para a mãe de Joanna, a cada dia constatar o quanto sua filha sofreu.
    Só peço a Deus para que agora a Joanna esteja cercada de todo Amor.

    ResponderExcluir
  35. Para nós, mães q amamos os filhos e fazemos td pela felicidade deles, essas coisas nos são inconcebíveis!
    É difícil até de imaginar!
    Sei q a justiça de Deus não falha!
    Caso a dos homens venha a falhar!
    Q Deus dê mta força a essa mãe!
    Bjos

    ResponderExcluir
  36. Olá Ly,
    Não dá nem para ler o depoimento da baba... ... acompanho o caso da Joanna através do Programa Mais Você e agora nos juntamos a você e postamos essa indgnação no nosso blog.
    Agora tem o menino qde 9 anos que morreu dentro de uma escola particular em Embu... Meu Deus o que esta acontecendo????
    Postei tbém seu sortei já divulguei que o kit será meu rs rs rs
    Já fazemos as marmitinhas para aniversário, veja na nossa galeria de lembranças ela é feita com um brigadeiro de scrap lindo. Na verdade essas de maternidade ZOO, se a mãe aprovar serão as primeiras!!!
    Adoro passar por aqui viu????
    Acho que falei demais rs rs rsrs r
    bjs
    :De

    ResponderExcluir
  37. Uma brutalidade, não tenho palavras, tudo isso dói muito.....

    ResponderExcluir
  38. Ly horror, muita dor.
    Meu Deus como mãe meu coração esta despedaçado.
    Triste Ly
    Muito triste

    ResponderExcluir
  39. Denunciar depois da menina morta não adianta. Essa babá devia ser indiciada tb.

    ResponderExcluir
  40. Meu Deus... Não consigo... Nem escrever...
    Meu Deus... Como essa menininha sofreu...

    ResponderExcluir
  41. No dia em que li essa matéria nem consegui dormir. Não consigo, sinceramente, entender o porque de tanta crueldade.
    Também fiz uma postagem sobre esse horror.
    Beijos

    ResponderExcluir

♥ Oi galera, infelizmente não tem sido possível retribuir as visitas, mas ficarei feliz ao ler seu comentário, porque é por ele que ainda existe esse blog.

Mil vezes obrigada por todo carinho! ♥
Beijocas.

=)

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails