quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Manga com leite é uma combinação fatal???



Por Andressa Ribeiro

Quem nunca ouviu a sua avó dizer que manga com leite não presta, dá dor de barriga ou mata??? Até hoje minha vozinha briga comigo quando eu como ou sirvo pra minha filhota!

Cultivada inicialmente pelos portugueses, através do trabalho dos escravos, esta fruta maravilhosa não poderia deixar de originar lendas. Algumas se mantém até hoje em certas regiões.

As gerações mais velhas, com certeza, ainda conhecem o dito popular. “
A manga de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite, mata”. Quem nunca ouviu esta célebre frase?

Pois saiba que esta história foi criada com a intenção de preservar a manga da fome dos escravos, pois alegavam que era fruta nobre, que deveria ser saboreada apenas pelos Senhores. Como durante o dia os escravos estavam trabalhando e não tinham tempo de roubá-la diziam que pela manhã e à tarde era boa, mas à noite, quando eles podiam pegá-las às escondidas, fazia mal.

A folclórica combinação leite e manga nasceu com a mesma finalidade. Leite, naquela época, havia em fartura nas fazendas e geralmente era distribuído aos escravos à noite. Nada melhor que amedrontá-los com a possibilidade de morrerem com a mistura dos dois para dissuadi-los a não se apoderarem dos frutos na única hora em que podiam fazê-lo.

Até hoje a força da crendice se manifesta, e há pessoas que evitam ingeri-las à noite, com medo de difícil digestão. São raros os que não se dão bem com a manga e, no caso dos que abusam na quantidade, o povo recomenda que se beba três goles de água depois de comê-las.

Quanto à mistura com leite, a crença poderia ter-se extinguido à época da abolição ou quando as mangueiras começaram a se propagar pelo Brasil. No entanto muita gente ainda, acredita e segue à risca esses mitos do passado.

Na verdade, antes de fazer mal, a combinação manga e leite faz é muito bem para a saúde, representando uma dupla altamente nutritiva.


Já provaram manga com leite condensado, ADOROOO!!!

37 comentários:

  1. adoreeei o blog e estou seguindo.

    faça uma vistinha ao meu e se gostar siga-me tbm.

    doqueelasmaisgostam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Menina, há uma luz no fim do túnel pra blogueira que voz fala. A burrice é tão grande que até hoje tenho medo de comer manga com leite. Nem na vitamina eu fazia. Agora ng mais me segura!

    ResponderExcluir
  3. Manga com leite condensado é muito bom mesmo, até deu vontade de comer!

    ResponderExcluir
  4. Eu estudei isso na escola mesmo, aulas de história. Os senhores deixavam os escravos ingerir as mangas quando essas tinham aos montes e o leite a mesma coisa. Na escassez de um ou outro usavam desse artifício.
    Tem pessoas que realmente podem passar mal com essa mistura, coisas que a própria mente se encarrega de assim fazê-la rsrs.
    Esse post veio a calhar pra muitas pessoas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa, batemos vitamina de manga com leite ou manga com suco de laranja. Adoro as que não tem felpas. Mesmo que não as comesse, só o cheirinho de manga madura já é um show!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. oi linda!
    quando eu era mais nova eu misturei só de pirraça rsrsrsrsrs
    mas adoro! com leite condensado eu não vou nem comentar *¬* amo!
    Beijokasss

    ResponderExcluir
  7. oi Ly- é relamente eu aidna ouço isto de muita gente- mas eu falo- para tudo- pensa - não tem sorvete de manga? sorvete ão é feito de leite - e o doce com leite condensado e manga - uai leite condensado não é leite -
    tem tantas crencides que ainda ficam
    tem mais uma - que estes dias flaei pra minha filha- ela ouviu na escola- minha mãe flava quando ficava mesntruada não podia lvar o cabelojsuis me socorre - ainda tem gente que fla isto - daí foi a mãe explicar tudo - agora da onde veio isto- e tem tantas crendices - basta ter o senso critico, pesquisar como tu fez - adorei teu post -
    tem muitas coisas que vieram da escratura mesmo-
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Pois é...as nossas avós diziam cada coisa!!Adoro manga!!Faço uma salada assim: manga picadinha, maçã ácida picadinha,uva passas e creme de leite ou maionese light...fica dez!!Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. AMiga,o Leo A-M-A!!!!!!!Sempre faço pra ele!!!

    ResponderExcluir
  10. Amo manga: com sal!!!!!!!!!!!!
    hahahahahahaha
    Mas ainda hoje tem gente que diz que faz mal manga com leite!

    ResponderExcluir
  11. Oiê!
    Cresci ouvindo minha avó, minhas tias, e minha mãe dizendo que manga com leite faz mal...e outras frutas tambem...Quando meus filhos eram pequenos, em conversa com o pediatra ele me falou sobre todas estas lendas...meus filhos comem, manga c/leite condensado, leite c/maracujá etc.
    E acreditem...(que vergonha!!) ainda não tive coragem de experimentar rsrsrsrsrsrsrs
    Está tão embutida na minha mente que, na hora H...não consigo beber...mas...um dia vai...eu espero.
    beijin
    Tina (Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  12. Minha vó também fala muito isso!!!
    hehheheeehhehehe

    bjss

    ResponderExcluir
  13. Ah...rs... essa eu sabia! Sou apaixonada por História por isso tbm... Muito rica, nossa cultura! Pra bem e pro mal! hehehe
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  14. Ah...rs... essa eu sabia! Sou apaixonada por História por isso tbm... Muito rica, nossa cultura! Pra bem e pro mal! hehehe
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  15. Sabe que eu não conhecia nem a frase nem a história!!
    Mas já tinha ouvido e mto q fazia mal, só não sabia de onde vinha. haha
    Boa.... gostei!
    ainda bem q nunca deixei de tomar leite com manga... melhor q isso só a de abacate com leite! hmmmm
    E de abacaxi com leite, vc sabe alguma coisa? pq tb é um mito, né?
    Bjkas linda

    ResponderExcluir
  16. mesmo sabendo dsso eu morro de medo ! Nãoconsigo tomar manga com leite nem a pau !

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Mari nunca tomei abacaxi batido com leite, não tenho certeza de como meu estômago se comportaria com este casamento. Alíás tendo a evitar frutas ácidas, não sou muito fã. Mas gostoso deve ser afinal veja-se os doces de abacaxi, bolos etc, fiquei curiosa, alguém aqui toma???

    ResponderExcluir
  18. Mari nunca tomei abacaxi batido com leite, não tenho certeza de como meu estômago se comportaria com este casamento. Alíás tendo a evitar frutas ácidas, não sou muito fã. Mas gostoso deve ser afinal veja-se os doces de abacaxi, bolos etc, fiquei curiosa, alguém aqui toma???

    ResponderExcluir
  19. salada de frutas (commanga dentro,claro) com creme de leite , nham nham nham

    ResponderExcluir
  20. Andressa adorei seu blog e muito muito este post!
    Bem legal a história sobre esses mitos :)
    Valeu por compartilhar!
    bjokas

    ResponderExcluir
  21. Oi Ly !!!

    Eu não acredito muito nisso não aliás adoro leite com manga ....rsrsr !!!!

    Deixei um selinho pra vc no meu blog ....

    bjosss

    VAN

    ResponderExcluir
  22. Que curiosa sua postagem, e concordo com vc manga com leite condensado é tudo de bom!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Tem tanta coisa que é pura bobagem mas as pessoas acreditam.. como essa por exemplo.. ouvi muito falar sobre isso na infancia.. ainda bem que detesto leite, senão ia ficar com vontade de tomar e não ia poder...
    beijuuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  24. hauahuhauaah, minha avó vivia falando isso, qdo eu ia fazer vitamina kkkkk, bjs, Va.

    ResponderExcluir
  25. Sabe que minha mãe vivia dizendo que manga com leite fazia mal? Cresci ouvindo isso, registrei no inconsciente e nunca esperimentei, mas confesso que fiquei com vontade de experimentar manga com leite condensado!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  26. Meeeeeeeeeu essas coisas que envolvem escravos são chocantes né...tamb;em tem o outro lado da moeda, as contigas de ninar que as escravas cantavam para os filhos da Sinhá, "Nana nenê que a cuca vem pegar, papai foi pra roça mamãe foi trabalhar"...ou seja se o pai foi pra roça e a mãe foi trabalhar a criança tava abandonada...hauhaua...as escravas faziam isso de próposito porque as Sinhás não deixavam elas ficarem com seus filhos enquanto cuidavam dos filhos delas. =(

    Triste né...terrível sabe que um dia o ser humano foi capaz de fazer uma coisa dessas com sua própria raça. Não podemos esquecer, que não existe raça branca, negra, amarela ou vermelha...só existe uma raça a HUMANA!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  27. Hoje tomei laranja com beterraba. Adoro.

    ResponderExcluir
  28. Fica super bom.. suco de manga ao leite e batita matinal ficam uma delícia!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  29. Ha,Ha...Minha mãe costumava falar isso quando eu era pequena,não sei se era para frear minhas gulodices ou se realmente ela acrediava nisso!Mas funcionava,eu era muito encucada,morria de medo de morrer!Beijinhos.

    ResponderExcluir
  30. Hii... Já ouvi muito isso! adorei a aula... rsrsrsrs.
    Curti muito sua dicas para quarto de adolescente, oh decoraçãozinha difícil, né? Imagine eu, dois pré adolescente num só quarto, que não é grande, sendo um devorador de livros e o outro doido por super heróis, vou ter que criar uma saga!!! KKKKK.
    Adorei seu cantinho, já estou a te seguir, Bjsssssss.

    ResponderExcluir
  31. Querida, vc já se inscreveu pro concurso do blog? Brinquinhos da Parreira Folheados, acessa: e divulga:

    http://caixadepandora31.blogspot.com/2010/07/sorteio-de-brincos-parreira-folheados.html

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  32. haha, eu sabia dessa lenda.
    Já tomei suco de manga com leite e tô vivona...rs

    Vou experimentar com leite condensado. Adoro leite condensado de soja. Deve ficar uma delícia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Aii Sabe o que eu amooo também, quando estou com aquela super vontade de alguma coisa que não sei o que é (rs), leite condensado com o suco do limão, fica MARA!!!

    ResponderExcluir
  34. Oi Ly
    Cadê o caldo verde???
    Não dá pra acessar.
    Deve ter dado problema na postagem.
    Tô louca pra pegar a receita.
    Meu marido faz um. Quero ver se é igual.
    Tudo bem por aí?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  35. Oi Suzi querida, na verdade o post do caldo entrou sem querer por engano meu, ele vai ao ar dia 11/08, espero que goste!!

    ResponderExcluir
  36. OI, Andressa, gostei de saber a origem das crendices sobra a manga, muito interessante mesmo!
    bjos

    ResponderExcluir
  37. Eu não gosto muito de frutas com leite, mas eu sou looooooouca por manga.
    Adoro.
    É bom demais.
    Bjks.

    ResponderExcluir

♥ Oi galera, infelizmente não tem sido possível retribuir as visitas, mas ficarei feliz ao ler seu comentário, porque é por ele que ainda existe esse blog.

Mil vezes obrigada por todo carinho! ♥
Beijocas.

=)

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails