sábado, 10 de julho de 2010

TPM - Tensão pré menstrual





Você já experimentou uma sensação de que tudo está horrível,antes da menstruação? Muitas mulheres que apresentam TPM também relatam ter sentido isto. A Tensão Pré-menstrual (TPM) trata-se de uma desordem disfórica pré-menstrual, que pode atingir até 75% das mulheres. Atualmente se acredita que a função fisiológica dos ovários seja o causador da síndrome por alterar a atividade da serotonina ( Substância neurotransmissora). Entretanto, apenas uma menor parte apresentam sintomas, extremamente, intensos como:

1 - depressão,desesperança,auto-depreciação
2 - ganho de peso ou sensação de inchaço
3 - cefaléia ( dores de cabeça)
4 - irritabilidade importante o que pode determinar conflitos interpessoais.
5 - alteração do apetite
6 - sensação de perda do controle
7 - dores musculares
8 - distúrbios do sono
9 - dor nas mamas com sensação de inchaço
10 - cansaço, fadiga, queda de energia
11 - excitabilidade, irritabilidade.

TRATAMENTO:

deve ser realizado controle objetivo do ciclo menstrual por um período mínimo de 2 ciclos. Algumas outras patologias devem ser afastadas tais como: alterações endócrinas (hiper ou hipo-tireoidismo), perimenopausa,enxaqueca,síndrome de fadiga crônica,síndrome do intestino irritável e até mesmo alterações psiquiátricas que podem ser exacerbadas com o período menstrual como a depressão. Alguns exames deverão ser solicitados durante uma avaliação ginecológica cuidadosa, com acurado exame físico. É importante que se procure diferenciar TPM de distúrbio disfórico pré-menstrual (DDPM). Sob supervisão e orientação médica muitos medicamentos podem ser utilizados como:progesterona, espironolactona, vitamina B6 e E, aumento da ingestão de Cálcio e Magnésio. Alguns anti-depressivos também podem ser empregados sob orientação médica.

MEDIDAS PREVENTIVAS:

1 - redução da ingestão de gordura, sal, açúcar e cafeína.
2 - dieta rica em calcio e magnésio.
3 - reduzir bebidas alcoólicas.
4 - não fumar.
5 - exercícios físicos regulares.
6 - tentar diminuir o stress.


Créditos Dr. Jorge Luiz Gonçalves Andrade


14 comentários:

  1. Ly qnd estou perto de mesnstruar sinto muita vontade de chorar... Qualquer coisa é motivo para eu chorar...

    ResponderExcluir
  2. Ly , pensa naqueles seriados japoneses , Godzila contra outro monstro...
    Pensou?
    É como fica aqui em casa , porque eu e a Filhota temos super TPMs juntas.
    O coitado do Maridão é um pobre sobrevivente da destruição que fica depois...kkk
    Mas estou pertinho da menopausa e aí adeus TPM , espero...
    Ótimo post , a mulherada sofre pacas , e ás vezes nem sabe que tem...
    Mil beijos e um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo, TPM é terrível, precisamos nos cuidar!
    Valeu as informações!
    Bom final de semana!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  4. Adorei as informações e poder crer que não sou só eu a monstra do mal nesse período, dá um certo consolo.

    Sofro horrores com essa bendita TPM.

    ResponderExcluir
  5. hahahaha

    Eu preciso gravar esse meu período pra vcs!

    Berro, choro, brigo, berro novamente, choro de novo, e brigo novamente! hahaha

    É um horror!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ly !!!

    Nem me fala em TPM... rsrsrs estava com ela por esses dias... rsrs

    Obrigada pelas dicas...

    Ah!!! tem um selinho pra vc no meu blog...

    bjoss

    VAN

    ResponderExcluir
  7. ai Ly quase morri de rir de ti agora- também vou gravar - credo - nem eu me guento- estou nesta estatística dos 75% é obvio - e tenho os 11 sintomas , mais uns 10 em cima- um deles- tpm- Tendencia Para Matar!Então nesta fase - falo tudo que estava engasgado- ah isto é bom>mas perco um mote de amigas! depois me arrependo! Então já avisei em casa - quando tiver destes ataques -me amarra , me amordoça!
    e estou que nem a Ro- minha filha também tem istoooo - mas não é junto- então são dois assassinatos por mês- pensou - a tua é pequena ainda- tu vai ver-
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu fico um porre, nem eu me aguento, fico rezando pra que acabe logo pra eu poder ficar "normal" de novo. Quem sofre é o povo daqui de casa, ng chega perto.

    ResponderExcluir
  9. quando a gente entende fica mais fácil de lidar

    ResponderExcluir
  10. quando aq gente entende fica mais fácil

    ResponderExcluir
  11. Eu tô numa dessas semanas.. e a vontade louca de comer doces? É um inferno.,.rsss
    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Ly,

    Sofro com isso todo o mês, dos sintomas relatados só não tinha o da dor nas mamas, mas esse mês até isso tive. É terrível.

    Já conversei com o médico, tentamos vários tratamentos e nada.
    A última tentativa é não me pesar durante esse período (engordo de 4 a 5 quilos), evitar assumir compromissos importantes nesse período, moderar nos exercícios por causa das dores musculares e fazer alguma coisa para extrapolar a tensão. Mas é difícil...
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. ...T.P.M. (TENSÃO PRÉ MENSTRUAL)
    Sou Terapeuta em REFLEXOLOGIA,
    pelo IOR, 73 anos de idade com 40 anos dedicados ao estudo e pesquisa do comportamento humano. Tenho atendido várias mulheres com TPM (TENSÃO PRÉ MENSTRUAL).
    Recebendo as técnicas da REFLEXOLOGIA, o Paciente consegue obter ótimos resultados; que proporcionarão assim uma excelente melhora em sua qualidade de vida.
    A REFLEXOLOGIA consiste em ativar pontos específicos nos pés, desbloqueando canais
    de comunicação com o cérebro, para que este
    possa agir, corrigindo assim o problema.
    Não tem contra indicação para estes
    casos e não usa medicamentos
    Visite meu Site: www.djalma.com.br
    São Paulo SP ( Metrô Santana) BRASIL. :.

    ResponderExcluir
  14. Olá Ly!
    Menina que período terrível né? Coitado do meu marido e das pessoas que convive comigo eu sinto todos esses sintomas. É cruel. #mulhersofre hahaha.
    Beijos querida!

    ResponderExcluir

♥ Oi galera, infelizmente não tem sido possível retribuir as visitas, mas ficarei feliz ao ler seu comentário, porque é por ele que ainda existe esse blog.

Mil vezes obrigada por todo carinho! ♥
Beijocas.

=)

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails