terça-feira, 13 de julho de 2010

Pátina provençal!

Atendendo ao pedido da Nanda, que é uma blogueira linda, super alto-astral e que eu adoro, fui à busca de um PAP sobre pátina provençal.

A primeira coisa que me veio à cabeça foi: Além da Rua Atelier, lógico!
Fui direto ao blog e lógico que tinha um super pap, fui caçar o e-mail da Vero pra pedir autorização (eu sempre peço autorização antes de postar matérias de outros blogs), masssss não me contive ao ver o número de telefone dela e liguei!!!!!

Para tudo nesse momento, pq estou em êxtase até agora!!!! Falei com minha musa!!!
Adooooooro demais!!!

Então, voltando ao planeta Terra, vamos ao pap!


A Cômoda foi levada ao Atelier por uma cliente da Vero, e originalmente era assim:

Expert como nossa loira linda é, deu rapidinho um jeito de modificar a peça e fazê-la mais do que especial!

Então com vocês, aprendendo com Verô:

1 - Lixar bem, mas muito bem mesmo, para tirar todo o verniz . Quando o móvel é liso fica bem mais fácil, dá para usar lixadeira e tudo, mas aqui , com tantos detalhes, curvinhas, tive que lixar meeesmo, na mão. E com este calor, só parando várias vezes pra tomar uma aguinha...A lixa usada neste caso foi a 60, para madeira.


Aqui a cômoda está toda lixada e preparada para a pátina.

2 - Pintar de branco, mas deixando um pouco da madeira aparecendo.Para a pintura, uso uma trincha e esmalte à base de água, que acho mil vezes melhor que o esmalte normal. Este pode ser diluído em água, tem um cheirinho muito bom e é bem mais econômico. Tem gente que usa tinta acrílica, mas eu prefiro o acabamento que fica com o esmalte.
3 - Depois de bem seco, lixe todas as partes da cômoda. O que vale aqui é o resultado que você quer: se prefere o móvel mais branco, lixe bem pouco. Se prefere com mais madeira aparecendo, mais rústico, lixe bem mais.A lixa usada aqui foi a 80, para madeira.
Móvel novo, e lindo!


Se você achar que está muito rústico, pode passar um pouco mais de branco, mas com o pincel quase seco e apenas nas partes que quer clarear.Não é necessário passar verniz acrílico, pois o esmalte protege bem .

Então meninas, me digam se existe algum motivo pro móvel do meu quarto ser aquele mogno horroroso??? Vou mudar já! 

Valeu Vero, obrigada pela sua generosidade!!

48 comentários:

  1. Estou aqui com uma preguiça de terminar de tirar o verniz de um guarda louça e também pintá-lo de branco. Tenho que fazer isso ainda nessas férias.
    Com esse post fiquei mais animada, vou comprar a tinta hoje.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, essa cômoda ficou o luxo, o poder e a ostentação agora!!! Parabéns a Verô, ela fez mais uma vez um maravilhoso trabalho!!! E a ti né, Ly?!?! Porque adorei o post hehehe
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  3. Oi Ly,
    Achei o máximo essa técnica, gostei muito do resultado, o branco mesmo que seja dessa técnica mais envelhecida é tudo de bom.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Lindo demais, eu adoro, mas confesso que lixar pra mim é um problema, se o marido se anima em lixar tudo bem, aí pincel e tinta é comigo mesmo!
    beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, lindo demais!!
    e não é tão difícil né?
    é ter coragem,capricho, e mãos à obra...
    adorei!
    beijin
    Tina (Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  6. Ly acrdita que dias desses tbm liguei para ela, ai que delícia adoreiii, ela é tudo de bom, amooo

    OS trabalhos dela são tudo de lindo!

    beijokas

    ResponderExcluir
  7. Ah tá bom, falou com nossa musa? E ainda posta esse PAP, pra botar água na boca e eu sair lixando os móveis de casa e depois deixar pro Sr. dos Anéis pintar. kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Ly, o que é essa cômodaaaaaaaa... um luxo só!!!
    Amei, amei, amei!!!
    Parabéns pelo post - maravilhoso e super útil.
    bjs
    http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ly a Verô é realmente incrível, sou fãzona dela tb, minha musa inspiradora... adoroo!! Adorei o PAP que já havia companhado no Além da Rua Atelier.
    Bitocas muitas!!!

    ResponderExcluir
  10. Lindo adoro todo tipo de decoração provence'
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Querida, eu tou emocionadaaaaaaaaaaa! rs
    Amei, ameiiiii... Tudo que eu queria saber e até diquinhas!!!
    Eu conheço a Veronica Kraemer do Flickr, menina... Olha que blogosfera azeitona!!!
    Ah, mas eu vou moficiar tudo por aqui!!!! rs
    Beijinhos e obrigadaaaa mesmo, Ly...

    ResponderExcluir
  12. Ju, já anotei toda receita, agora falta o ingrediente principal que é a coragem!! Ficou linda essa comoda!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ly.
    Que mudança radical !! Muito linda mesmo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Oieeee!
    Achei o resultado muito lindo.
    Parabéns. Realmente deu uma valorizada enorme.

    Beijos enormes!!
    Camila
    odesabapho.blogspot.com
    fotolog.terra.com.br/milasaeta

    ResponderExcluir
  15. Adoreiii , sempre quis fazer isso em alguns moveis, mas nunca sabia a " receita" ao certo... vou tentar ! Ficou lindo !
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Há uns anos atrás fiz isso na minha escrivaninha que tem o modelo bem antigo, daquelas fechadas que tem que abrir pra escrever.
    Não ficou nenhum "nooossa, mas que beleza" mas eu adorei uuhaahauha deu outra cara pro meu quarto que tem as paredes azuis!
    Olhando a descrição parece ser facinho de fazer, mas lixar é a coisa mais chata que tem, pra pintar as coisas já ficam mais divertidas.
    Ly, dependendo do móvel e de como ele é usado eu recomendo passar o verniz sim, pq mesmo mesmo com o esmalte se é uma peça que colocam coisas em cima ou vc passa muito a mão com o tempo ele vai ficando meio amareladinho e o verniz protege um pouco mais o branco.

    é isso, beijinhos

    Lorena M.

    Obs.: pra aproveitar a tinta que tinha sobrado eu fiz a mesma coisa em duas prateleiras que eu tenho e ficou lindo!!!

    ResponderExcluir
  17. Não quero interferir na técnica...Cada um tem a sua!

    Mais vou dar duas dicas.
    Passe cera em algumas partes do movel ainda na madeira e depois pinte de branco, lixe onde passou a cera.
    Se quiser que fique mais rustico, desgastado, pegue uma vela acesa, incline e vá deixando escorrer a parafina fazendo um caminho, pinte o móvel e depois de seco com uma espatula vá tirando a parafina com cuidado e o fundo vai aparecer.
    Sucesso a todos.
    Aproveitem façam uma visita.
    www.novoestudionovo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Amo pátina! Minha mãe já fez em vários movéis aqui em casa!

    Ly, obrigada pelo recadinho carinhoso deixado no Para Meninas & Mulheres!

    Você também, é uma pessoal muito especial e o seu blog é super interessante, sempre que posso, dou uma conferida nos posts informativos!

    Beijos e boa semana para ti!

    ResponderExcluir
  19. Oi,Ly!
    Adorei o post da cômoda!
    Como a gnt desperdiça,quem diria que esse móvel ficaria assim.
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  20. Ly
    Por tudo isto que amoo
    teu blog e a ti claro.
    Vc sempre nso presenteia
    com ideias,dicas,truques e sempre
    com estes PAP super explicativo.
    Obrigada por passar lá no blog.
    Não estranhe meu sumiço,estamos
    viajando a Portugal,quando chegar conto tudinho la no blog,bjkas

    ResponderExcluir
  21. Ficou incrivel...e bem facil de fazer né??adorei!

    ResponderExcluir
  22. Os trabalhos da Verônica são maravilhosos! Você acertou em cheio em procurar no blog dela!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Beesha , quando a tinta terminar de secar , pode entregar aqui em casa. kkkkkkkkk
    Assim não vale , ela faz um móvel lindo ficar um arraso , quero ver fazer com os feinhos aqui de casa.rs
    Ly , arrasou como sempre.
    Mil beijos , Beesha arteira.

    ResponderExcluir
  24. queria ter sua habilidade viu

    quanto menos a gente acumula é mais fácil

    beijinhos

    ResponderExcluir
  25. É por isso que amo a Verô!!!Linda,amiga e muito generosa!!E esta receitinha é o máximo de fácil!!Beijos!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Ly...
    A Vero arrebenta mesmo né??? Cada coisa linda!!!

    Morri de rir do comentário onde demonstra seu "amor" pela minha frutinha amada...kkkk

    Bjoks

    ResponderExcluir
  27. Menina, agora me senti como se um punhal entrasse em meu coração...amo pátina, amo restauração mas que pecado aplicar pátina nessa cômoda maravilhosa!!!! queria para mim, buá, buá...
    bjs Dolly

    ResponderExcluir
  28. Oieee Ly,
    menina....cada coisa linda ví aqui heim?! Parabéns!!! O blog ta um luxo só, além de decoração tem muita informação. Adoro fazer parte deste cantinho!

    Ótima semana!

    Bjinhusss

    ResponderExcluir
  29. Lindo Ly...amo esse estilo, combinado com umas peças chaves fica tão romantiquinho...rs!!!

    Ah...dá uma espiadinha lá no meu site e me diz se gostou, já está no ar: www.kantinhodakris.com.br

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  30. Oiie tudo beem?
    Nossa que linda que ficou'
    Ja era linda agora ta mais'
    otimo trabalho'
    Bjiim' adorei'

    ResponderExcluir
  31. Achei utilíssimo! Lindo e fácil Vou fazer no meu rack de embuia de Gramado, pois já enjoei do marrom.

    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Lyly...............

    guria amo patina provençal tao chick...rsrs

    ja tinha visto esse post la com a Vero e realmente ela fantastica!

    Comprei uma mesa para minha maquina de costura...e vou fazer essa tecnica nela...ai vai ficar tao linda...te mando as fotos do antes e depois....


    beijokas moreee

    ResponderExcluir
  33. Ly...
    AMEI o visual novo da cômoda...ficou um LUXO!!!
    Estou atrás de uma cômoda ou penteadeira para colocar meus makes,esmaltes e afins...mas,está muito difícil de encontrar colega...já tenho um espelho oval,inclusive está até pregado na parede do meu quarto...só falta 'surgir' uma penteadeira ou cômoda para completar meu cantinho de beleza!
    Se tiveres uma dica,ou dizer onde posso encontrar aqui em Porto Alegre,por gentileza,me avisa PLEASE!

    *P.S.:Adoro teus posts,sempre cheio de dicas super bacanas e interessantes!*

    Bjs queridona!

    ResponderExcluir
  34. Ly, querida....

    Achei sem-querer-querendo este vídeo do Rosenbaum (do Lar Doce Lar) do Caldeirão do Huck ensinando a fazer um lustre de PANELA! Sim more, de PANELA! O must....espia só!

    http://tvglobo.caldeiraodohuck.globo.com/dicasdorosenbaum/2009/06/13/lustre-de-panela/

    Bjão!

    ResponderExcluir
  35. Ly, a Vero é mesmo uma artista de mão cheia e coração mega generoso, né?
    Esse PAP é tudibom e vcs duas melhor ainda! rs
    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  36. Estou fazendo esse mesmo processo na minha estante.
    Mas eu to morrendo de vontade de pintar em outra cor que não seja branco.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  37. Ly adorei!!! A mudança é radical. beijinho

    ResponderExcluir
  38. Ly,
    Se o mogno fosse o meu problema... Mas a cômoda ficou linda e a Vero é uma super artista, além de meiga e atenciosa. Quer dizer que você ligou (estou parecendo aquelas tietes que quer compartilhar do encontro com o ídolo) que legal, quero falar com a Vero também. Taí, podíamos fazer o dia do telefonema, fazer uma lista de quem quer participar e em dia e horário marcado ligar para as amigas, depois postar a experiência. Eu quero falar com todo mundo!rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Ly tá talentosa menina!!! amei!

    Bom, mas o principal motivo da minha visita, é que vim convidá-la a participar do 1º sorteio do meu cantinho!!

    Espero você!

    beijos

    ResponderExcluir
  40. Linda, linda, linda! Fiquei curiosa pra ver a cômoda inserida num ambiente todo decorado, vai arrasar!!!!!!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  41. Oi lindeza, tudo belezinha?

    Amei, to doida pra comprar m apenteadeira antiga, mais não tao antiga pra não ficar taum cara..rs

    Esse fds mesmo estou indo para Itajubá MG, onde meu amigo tem uma casa na roça e cheia de móveis antigos, se bem me mebro cada quarto tinha uma penteadeira bem antiga, vou ver se ele me vende uma..rs

    Aproveittando para agradecer o carinho e dizer que seja sempre bem vinda ao Estrela da Sorte,

    Bjks, Ro

    ResponderExcluir
  42. Adoro branco, más ela só lixada já ficou linda! Bjs

    ResponderExcluir
  43. vc falou com a nossa musa!
    Nao acredito!
    ela tb me inspirou, fiz uma penteadeira/espelheira de mamae com a mesma tecnica e fico linda!
    bjs

    ResponderExcluir
  44. Ly! eu fiz pátina provençal em um abajur antigo que minha sogra ia jogar no lixo e em 2 cadeiras tb. Na cúpula do abajur fiz uma decoupage com figuras e para as cadeiras mudei o forro. Eu misturei duas cores, como base usei o rosa e por cima o branco, qdo secou eu lixei e passei o verniz. Ficou mt lindo! tenho lá em casa, se vc quiser eu mando as fotos para vc ver ok? um beijão! Amiga eu amo decoração! tô sempre inventando...fiz listras nas paredes do meu quarto e na sala...enfim qualquer coisa diz tá? eu adoraria saber a sua opinião. bjs

    ResponderExcluir
  45. Oiêee!!
    Adorei,seu site muito gostoso de olhar!!
    Abraços,
    Rosana.

    ResponderExcluir
  46. Amei o resultado hoje vou arriscar a pátina provençal, só que será feito em 2 aparadores de mdf.
    Muito ansiosa, bjooos.

    ResponderExcluir

♥ Oi galera, infelizmente não tem sido possível retribuir as visitas, mas ficarei feliz ao ler seu comentário, porque é por ele que ainda existe esse blog.

Mil vezes obrigada por todo carinho! ♥
Beijocas.

=)

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails