segunda-feira, 19 de julho de 2010

Estilo Provençal.

Móveis e objetos inspirados na vida tranquila da charmosa Provença, região do sul da França, estão entre as principais tendências de decoração aqui no Brasil. O estilo provençal, criado no século XVIII por artesãos franceses, valoriza as cores suaves, como o branco, o lilás e o verde-claro, as texturas, as estampas floridas e a mobília com toques levemente desgastados. Tudo para tentar recriar um costume da tradicional família provençal. Como se fossem tesouros, os móveis são repassados de geração para geração. Por isso, a velha cômoda ou a prateleira herdadas da avó são quase sempre repaginadas. Nunca descartadas.

Como se vê, o estilo vai na contramão da tendência minimalista e do design de linhas retas da decoração atual. Mas isso não impede que combinem entre si. “A beleza também está na mistura. Uma sala moderna pode receber uma peça provençal, sem que isso comprometa a decoração.





Imagens Reprodução

27 comentários:

  1. Adorei o estilo provençal!!!
    Chiquérrimooo
    Boa semana
    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Oi amorecooo...

    aiaiaiai...amo amo estilo provencal...


    bjus

    ResponderExcluir
  3. Ly,

    Adorei a seleção de imagem e as dicas. Mas essa mesa me conquistou. Linda.
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Gostei mais da terceira imagem, um provençal mais moderno. Mesmo assim, o estilo encanta com cores que iluminam.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ly
    Sempre achei que deveria ter nascido nesta época.
    Mas da realeza...
    Plebe, nem pensar!
    Tudo é tão lindo!
    Sempre desejei fazer esta mistura de móveis. Fica muito bonito.
    Mas tem marido....
    Quem sabe um dia.
    Beijos querida

    ResponderExcluir
  6. Lindo esse estilo, adooooroooo!
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por participar do 1º sorteio do Meu cantinho!!

    Que estilo chik!! rs

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Ly , nem consegui escolher qual gostei mais , tudo lindo.
    Tô garrando um ódio da minha casa...
    Não quero! Quero uma assim!!!
    Aiai , TPM e provençal dá surto , cuidado...
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  9. Tudo tão lindo não é? aff amo.

    ResponderExcluir
  10. Meu sobrenome é Provenzano que tem origem em Provença e não é a toa que gosto do branco...minha casa toda é branca com "detalhes" coloridos.

    Parece bem com essas imagens postadas.

    São lindas.

    Obrigada por compartilhar.

    beijos,

    Carmo.

    ResponderExcluir
  11. Vc sabe que eu amo o estilo provençal. E eu abro o teu blog nessa segunda e vejo essas coisa lindas. Puff Caí no chão!

    ResponderExcluir
  12. Oi Ly...

    Que lindas imagens, realmente esse estilo provençal é divíno, e essa sala na penúltima foto então, lindaaaa demais!!!

    Bjinhos e uma ótima semana...

    www.kantinhodakris.com.br/site/blog

    ResponderExcluir
  13. MEU DEUS que lindooo!!
    Eu quero aquele quartooooooo *-------*
    Beijooos

    ResponderExcluir
  14. Que fotos MARAVILHOSAS! móooorri! rsrs bjs

    ResponderExcluir
  15. Babei...
    em todo blog
    mas principalmente no estilo provençal
    lindo de viver

    beijos serenos

    ResponderExcluir
  16. ...querida, tou amando tudo isso! rs
    O apê dos meus pais sempe foi muito sóbrio e sem vida... Mas, tou querendo repaginar legal!
    Seu blog vai me ajudar, I hope!!!rs
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  17. Ly, adoro o estilo Provençal, esses ambientes dão uma sensação de aconchego, de lar de verdade.
    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  18. Chique demais...

    Fica com cara de decoração de casa de rico... kkkk

    Bjoks

    Tenha uma boa semana!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, ly!!!! Eu que não sou nada minimalista, amei as fotos! Só não sou tão fã de ambientes com muito branco, mas os que você selecionou são lindos e aconchegantes!!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Tb gosto muito do estilo provençal. Aqui tenho algumas poucas peças. Bjs e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  21. Oi Ly, Tudo bem? Eu estive meio sumida, mas estou de volta, tá? Nesse meio tempo, me mudei para uma linda cidadezinha do interior de MG e estou com alma nova. Sempre adorei móveis brancos e o estilo provençal é o máximo. Tenho pensado muito em dar uma repaginada no meu quarto (cama, duplex, cômoda, etc). Haja mão para lixar tudo... hahaha. Linda essa cama, não.
    beijos mil
    Katia

    ResponderExcluir
  22. Eu amei essa cama até andei procurando por ela por aqui (luanda) mas não achei de forma nenhuma nao tive opção senao comprar outra mas tb ficou lindo o meu quarto
    bjbj
    Monica
    http://coisasdaminhacasa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. White and pastel.Such a good way to decorate a house.I like the last table.Chic!

    ResponderExcluir
  24. Vc sabe me dizer de onde são as duas últimas imagens?

    ResponderExcluir
  25. Oi Ly!!!
    Tudo bem !
    Te envio posteriormente!
    Beijinhos,
    Rosana

    ResponderExcluir

♥ Oi galera, infelizmente não tem sido possível retribuir as visitas, mas ficarei feliz ao ler seu comentário, porque é por ele que ainda existe esse blog.

Mil vezes obrigada por todo carinho! ♥
Beijocas.

=)

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails