segunda-feira, 12 de julho de 2010

Envelhecimento com relevo.

Bom dia galera!

Hoje vim compartilhar com vocês, uma técnica que vi no blog da Cristina Bottallo, e que pode ser feito inclusive naquela nossa mesa velha, que tal?

Material Básico:
- Caixa de madeira oval
- Lixa para madeira n.220
- Pincel de pêlos macios
- Luvas descartáveis, estopa, álcool, cotonete, pano para limpeza
- Lápis preto, ponteira
- Papel vegetal e carbono

Produtos CORFIX utilizados:
-
Tinta Relevo 3D Brilhante na cor branco
- Goma Laca Incolor Corfix
- Betume em Cêra Corfix
- Diluente Eco Corfix

- Pasta Metálica Glodfix da cor ouro pálido

Passo à passo:



Lixe a peça e retire o pó. Aplique uma demão de goma laca e aguarde secagem por 1 hora. Lixe a peça novamente e retire o pó.


Com o auxílio do papel vegetal e do carbono, transfira o risco para a caixa, utilizando uma ponteira ou caneta sem carga. Aplique a tinta relevo branca sobre o risco em toda a apeça, utilizando o prórpio bico do frasco como aplicador. Não pressione demais o frasco para a aplicação não sair muito grosseira. Deixe secar completamente por 24 horas.


Utilizando a estopa, aplique o betume em cêra sobre a caixa e a aplicação da tinta relevo.


Espalhe bem o betume e já vá retirando o excesso.


Continue limpando, deixando algumas partes mais escuras, sem retirar demais o betume, e outras mais claras, retirando bem o excesso.
Utilize o cotonete para limpar melhor e umedeça-o com o diluente seco para passá-lo nas aplicações da tinta relevo. Aguarde secagem por 1 hora.


Utilizando os dedos, aplique a pasta metálica Goldfix na peça delicadamente, sem deixar excessos. Não aplique em todas as partes, passe a pasta somente em algumas partes do desenho, para contrastar. Após 24 horas de secagem, lustre a peça com uma flanela.



Peça pronta.

37 comentários:

  1. Oi, amada, essa técnica transforma mesmo, né? Dá um efeito lindo, vai para minha galeria das coisas que um dia vou fazer, rss
    beijo e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Ameio efeito! Lindo mesmo...
    Por falar em 'envelhecido', ando pensando em fazer aqui em casa uma reforma básica...rs..
    Enfim, quero dá uma repaginada nos móveis e pensei na pátina provençal... Vc sabe algo sobre, Ly? Andei pesquisando na net... Mas, se vc fizesse um post eu iria amar!!!! hehe
    Bj!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ly!!!
    Adorei esta técnica de alto relevo...
    O PAP esta ótimo
    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Simmmmmmmmm. Tem alguém ai!!! Eu que adoro artesanato, tintas, pinceis e criatividade. Passei para dizer adorei o passo a passo.Vou fazer com certeza. Querida uma semana abençoada para você e os seus. Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Oi Ly,
    Achei o máximo esse trabalho, e parece bem fácil e fica lindo, gosto dessas peças envelhecidas.
    Obrigada pela visitinha viu? A July está bem melhor obrigada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, ficou super lindo. Muito moderno.
    E fácil tb. Vou copiar.
    Obrigada, meninas, voces são ótimas.
    Uma boa semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. LY, obrigada pela dica, estava mesmo querendo fazer um trabalho parecido em um baú que tenho aqui.
    beijokas e boas semana, minha querida.

    ResponderExcluir
  8. Olá, espero que não se importe, mas estou seguindo teu blog e estou amando esse espacinho tão acolhedor!
    bjos e Parabéns pelos lindos posts

    ResponderExcluir
  9. Que idéia maravilhosa! Adoramos coisas nesse estilo antigo.
    Estamos te seguindo também!

    Portal Casa Chic
    www.portalcasachic.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, espero que não se importe, mas estou seguindo teu blog e estou amando esse espacinho tão acolhedor!
    bjos e Parabéns pelos lindos posts

    ResponderExcluir
  11. òtima técnica! apesar de eu não gostar de efeito envelhecido...gosto de pintar! Pinto é tão bom!

    Quer dizer, pintar...rsrs

    Te love sempre!

    ResponderExcluir
  12. Nossa Ly..

    Fica lindo demais!!!

    bjoks!!!

    Fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  13. lY
    Obrigada pela visitinha
    lá no blog.
    Legal o trabalho e facilimo
    com este PAP.
    Esta semana estou correndo vou
    para Portugal de férias são só 2 mil
    quilometros estou me preparando
    psicologicamente,apesar das lindas paisagens é super cansativo.
    Mas com certeza farei belos post.
    Bjkas lindona

    ResponderExcluir
  14. Ai Meu Deols, será que consigo? Será que tento? Será que chamo a Ly? Ó duvida cruel!

    ResponderExcluir
  15. Que técnica linda! Adorei!
    bjs e bom dia!

    ResponderExcluir
  16. Achei meu próximo trabalho!!!

    Valeu pela dica!!!

    Abs

    Márcia

    http://loucapramudar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ei muito lindo,valeu a dica!!
    Parabens!!!!
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  18. Oi Ly,
    Essa técnica faz parte do módulo avançado do curso de artesanato, ainda estou no básico... hehehe
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Ahhh obrigada pelo carinho, vc é um amor!

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Menina que luxo, surpreendente!!

    Eu tenho muita vontade de mexer com essas coisas, além de lindas, rendem um bom din din!!

    beijos

    ResponderExcluir
  21. People can do such amazing things!

    ResponderExcluir
  22. Lindo e fácil, tudo de bom!!!!!!BJKS...

    ResponderExcluir
  23. QUERIDA

    ADOREI A TÉCNICA!
    VOU FAZER. . .
    SEMPRE ESTOU PASSANDO POR AQUI TÁ.

    BEIJOS

    SIMONE
    AROMA E ARTESANATOS

    ResponderExcluir
  24. Ly, querida, adorei a técnica. Parece razoavelmente fácil de fazer. Vou experimentar e depois te conto. Beijoca.

    ResponderExcluir
  25. Lyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy, sabia que estou emocionada até agora???
    Amiga, amei receber seu telefonema, o mais maluco é que parecia que eu já tinha falado com você mil vezes!!! Ameiiiiiiiiiiii ouvir sua voz, conversar, amei você!!!
    Eu já era sua fã, agora sou muito mais!!!
    Obrigada por tudo, você é maravilhosa!!!
    Adorei este PAP, usarei esta técnica por aqui!
    Beijossssssssssssssss minha flor
    Te adoroooooooooooooo
    Vero

    ResponderExcluir
  26. Ficou lindo.. adorei a técnica!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  27. Ly...muito legal essa tecnica...vou testar nas minhas peripecias..aqui em casa....to com uma janela velha....para fazer algo...e tava aqui pensando no que...agora acho que ja achei...assimque fizer...posto no meu blog...para vc ver...
    beijos...

    ResponderExcluir
  28. frô, que lindas as peças!! Eu simplesmnte adorei. E o PAP ficou mesmo suuper explicadinho. Vc tem o molde do desenho usado? Me apaixonei. ;oD

    Xerinhos
    paty

    ResponderExcluir
  29. Oi Ly,

    Maravilhoso pap... adorei, as peças ficam lindas...

    Beijinhos

    Rosie

    ResponderExcluir
  30. adorei essa tecnica , tenho uma forma de pizza ( que já teve dias melhores ) e acho que vou fazer algo parecido com uma mandala ... vamos ver se eu consigo . Bjimm Ly !

    ResponderExcluir
  31. Ah, Ly, outra ideia maravilhosa. Amei!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  32. A gente acha que é tão dificil...que lindo e facil de fazer...gostei da idéia...
    bjuuu

    ResponderExcluir
  33. Tudo muito bem explicado...amei e com certeza farei um teste...ainda mais agora que ando fazenso umas caixinhas...hehe!!
    Beijokas,
    Mery!!!

    ResponderExcluir
  34. Ficou lindo! Essa tinta relevo não solta fácil da peça? Bjs

    ResponderExcluir

♥ Oi galera, infelizmente não tem sido possível retribuir as visitas, mas ficarei feliz ao ler seu comentário, porque é por ele que ainda existe esse blog.

Mil vezes obrigada por todo carinho! ♥
Beijocas.

=)

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails