quarta-feira, 28 de julho de 2010

Caviar


Por Andressa Ribeiro

Falando em caviar, quais são as dúvidas que lhe vêm à cabeça???
Às vezes parecem infinitas como: Do que é feito, será que é muito caro, será que eu vou gostar, como servir etc etc etc.

O caviar é produzido principalmente a partir de ovas do peixe esturjão. É um peixe encontrado nas águas temperadas do hemisfério norte, comum no mar Cáspio e criado abundantemente nos Estados Unidos. São peixes de valor devido à sua carne, às suas ovas (caviar, cuja extração não mata o peixe), e à bexiga natatória da qual se produz uma gelatina usada como adesivo e como agente clareador (isinglass).

As ovas de alguns outros tipos de peixe são hoje chamadas também caviar, porque o nome se estendeu a qualquer variedade de ovas de bom paladar. Encontra-se, cada vez mais, caviar feito de ovas de salmão e peixe branco. Por essa razão há o canapé de caviar de arenque, de caviar de salmão e de várias espécies de esturjão, e também é referido pela cor: canapé de caviar vermelho e negro, canapé de caviar bicolor, e de caviar amarelo. O caviar de salmão é tido por muito bom e uma pessoa poderá não ser capaz de distingui-lo tão facilmente do famoso caviar russo (como é conhecido o do Irã e o do Azerbaijão).

O custo está no frete e nos mortíferos impostos sobre produtos importados, que no caviar propriamente dito. O Brasil poderia criar os esturjões (beluga, osetra e sevruga) e popularizar o consumo do caviar no país, assim como aconteceu a popularização do camarão. Em boa parte do litoral brasileiro existem condições que se assemelham às dos mares do Oriente, em que vivem as espécies produtoras do caviar. Bastaria que os técnicos da nossa EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária introduzissem as espécies nos nossos criadouros do Sul. E mais, que o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas contribuísse, estimulando pioneiros a se lançarem no negócio.

Quem acompanha as atividades da EMPRAPA e do SEBRAE sabe perfeitamente que são instituições muito à altura de projetos como esse.


Enfim, Brasil!!!


Vai uma receitinha básica:


Canapé de caviar com maionese


Ingredientes para 4 pessoas (16 canapés triangulares):
4 fatias de pão de forma, sem a casca

25 gramas de caviar
1 folha de alface
4 colheres de maionese
1 tomate maduro
4 azeitonas negras descaroçadas
4 filetes de anchova e 1 rodela de limão

Modo de fazer: Picamos o tomate, o alface, as azeitonas e as anchovas. Misturamos os ingredientes com as 4 colheres de maionese. Untamos o pão com essa mistura e cobrimos com caviar. Cortamos as 4 fatias diagonalmente, cada uma em 4 pedaços e adornamos com um pedacinho de limão descascado.

Hummm Deliciaaaaa!!!

Imagem

16 comentários:

  1. De jeito nenhum que eu gosto! Meu marido uma vez foi experimentar todo se achando e quando colocou na boca e começou a mastigar até mudou de cor, cuspiu e eu acho muita graça dessa história kkkk.
    Falando a verdade, não gosto de nada de peixe, às vezes atum em conserva pra um patê (aff).
    Querida, sou chatinha pra comer rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. apenas uma coisa a dizer: eca!
    detesto frutos do mar,peixe pra mim só filé de salmão ou bacalhau, e emsmo assim em dosesinfimas. Imagina entaõ comer as ova do peixe, eca
    Mas tenho que adimitir que há quem goste e isso tem que ser respeitado ne...
    Mas que certos gostos culinarios são estranhos pra mim, ah isso são (comer ovas de animais,partes como rabo e pé de animai, eca )

    ResponderExcluir
  3. Vc sabe o que é caviar? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar.
    Caviar é comida de rico, curioso fico, só sei que se come ...

    Amiga, sabe quando eu vou querer comer caviar? Nunquinhaaa! hahahaha

    Prefiro a latinha de atum com maionese!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. Seu texto está muitoooo bom!!!!!E a receitinha deve ser boa...quem sabe uma hra não faço por aqui.rs Bjs

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amigas, well well, eu sou completamente louca por frutos do mar em geral, já sou meio restrita com carne vermelha, gosto de filé mignhon, picanha bem fininha e carne de carneiro e olhe lá, mas como carne 1 vez por semana apenas, agora camarão, vieira, lagosta, peixes em geral, amoo.

    Eu adoro comidas exóticas, apreciar paladares diferentes, lembrando que tudo tem que ser servido com seus acompanhantes de sucesso, no caso do caviar acompanhado de creme fraiche ou até mesmo cream cheese na torradinha fica delicia!

    ResponderExcluir
  6. oi minha amiga
    arghh - sbe o que e isto ovas de peixe- eu já experimentei uma vezinha numa casa de um amigo poderoso(dindin) e destetei pode me chamar de pobre - mas isto na minha boca - nunca mais e é o olho da cara ainda por cima-
    bom mas tem gente que adora não sei se é porque é caro é chique- - daí tem que dizer que adora eu fico com o pão, alface da receita rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ly
    Eu estou com a Andressa..
    eu amo caviar..é uma excelente
    entrada com bolachinhas salgadas
    ou torradinhas e creme fromage frais como o Philadelphia.
    Com um vinho verde Portugues bem
    geladinho,uhuh..nha,nha,bjkas

    ResponderExcluir
  8. De vez enquando eu como ova de tainha, mas também já experimentei a de esturjão. Mas nunca comi ela em um prato, junto com outras coisas.. sempre ela sozinha. Fica realmente bom?!
    Ah, adorei o teu blog, tais de parabéns!

    http://www.fontt-ui.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Aí parece terra!!!!!
    Eu com certeza não comeria esse trem!!!rsrsrrs...BJKS DE KARLA

    ResponderExcluir
  10. Meninas, meu marido comprou pra mim nos EUA um creme para os olhos de caviar, Le Praire, achei caríssimo e recebi sob protesto...

    Eis que no sábado passado fomos passear no shopping Iguatemi e por curiosidade parei numa loja de cosméticos e perguntei quanto custava o tal creme, poft cai dura, R$ 1,140 reais.

    Impressionate como tudo no Brasil é inflacionado...

    Um potinho de caviar do tamanho de uma lata de atum custa em torno de 40 reais.

    ResponderExcluir
  11. Olá Amiga, tudo bem?
    Eu nunca comi, mas muita gente diz que é ruim, prefiro não arriscar rsrs =)
    Você tá sabendo da promoção que tá rolando no blog do Pimenta Chic? Tá valendo um super perfume Givenchy, pra você ficar super perfumada pro seu amor!
    Dá uma passadinha lá pra saber mais =)
    http://bit.ly/b7P

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eca, tbm estou com nossa colega lá em cima...ovas de peixe, pedaço de rabo, pé e acrescento mais...fígado, bucho, enfim essas partes internas do animais, não como nem morta.
    Comi e não gostei!

    ResponderExcluir
  13. Nunca comi cavia mas ouvi falar que é horrivelllll

    ResponderExcluir
  14. Nunca comi cavia mas ouvi falar que é horrivelllll

    ResponderExcluir
  15. Prefiro mil vezes escargot na manteiga!!! rs
    Beijoooo.

    ResponderExcluir
  16. Ly,querida!
    Comprei a revista Minha Casa,e vi um hall de
    Ly Mello,mas o blog era Nós Lá em casa,mas não liguei uma coisa a
    outra,mas agora passeando no seu blog vi que era vc.Parabéns!E desejo
    Desejo
    que desejes alguma mudança, uma mudança que seja necessária e que ela
    não te pese na alma, mudanças são temidas, mas não há outro combustível
    pra essa travessia. Desejo que desejes um ano inteiro de muitos meses
    bem fechados, que nada fique por fazer, e desejo, principalmente, que
    desejes desejar, que te permitas desejar, pois o desejo é vigoroso e
    gratuito, o desejo é inocente, não reprima teus pedidos ocultos, desejo
    que desejes vitórias, romances, diagnósticos favoráveis, aplausos, mais
    dinheiro e sentimentos vários, mas desejo antes de tudo que desejes,
    simplesmente. Bjinhos!

    ResponderExcluir

♥ Oi galera, infelizmente não tem sido possível retribuir as visitas, mas ficarei feliz ao ler seu comentário, porque é por ele que ainda existe esse blog.

Mil vezes obrigada por todo carinho! ♥
Beijocas.

=)

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails