quarta-feira, 30 de junho de 2010

Boas Maneiras - Cabelos



Por Dre Ribeiro.


Bom diaaaaa queridas!

Após ler uma matéria super interessante, resolvi compartilhar com vocês.

A princípio fiquei pensando o que as nossas madeixas têm a ver com Boas Maneiras???

O corte e o penteado dos cabelos são itens que interessam a Boas-maneiras em razão do que a boa aparência pode significar para a auto-estima do indivíduo. O estilo do penteado diz o que uma pessoa pensa de si mesma, e influi na consideração e simpatia que receberá em qualquer ambiente em que esteja. Expressará também sua consideração pelos outros apresentando-se com um penteado elegante nas festas e bem penteada no trato social diário. O cuidado com os cabelos requer também a observância de certos aspectos de limpeza e higiene.

É muito importante estarmos atentas para significados que o nosso corte de cabelo poderá expressar, e que talvez não correspondam exatamente ao modo como desejamos interagir com os demais.

Alguns aspectos psicológicos também são individual e socialmente importantes em relação aos cabelos. O corte dos cabelos serve ao indivíduo para sentir-se seguro e aceito, ou para dizer a que veio e o que pretende. Fazer o corte conforme à moda, seguindo uma tendência nova e mais ousada e cara, assegura à pessoa sentir-se mais influente na sociedade. Em uma dificuldade sentimental a mulher recorre a uma ida ao cabeleireiro para reanimar-se.

Um estilo de corte poderá afundar o rosto e fazer você parecer doente, outro poderá fazer o rosto mais cheio, e outros ainda poderão simplesmente não parecerem adequados por alguma razão que não se consegue dizer exatamente qual é. É intuitiva a escolha do penteado que cria um senso de proporção, equilíbrio e harmonia entre o estilo e o rosto do indivíduo, homem ou mulher.

1. O rosto oval é considerado a forma ideal pelos cabeleireiros, porque aceita uma variedade de penteados que lhe caem todos bem. O comprimento do rosto oval é 1 ½ vez sua largura, com a testa um pouco mais ampla do que a mandíbula.

2. Rostos redondos são caracterizados por um queixo redondo. Porque lhes falta o comprimento do rosto oval, o objetivo de um penteado deve ser o de criar a ilusão de comprimento na face. Isto é conseguido através da criação de altura no topo da cabeça, e corte plano vertical com o mínimo de cabelos nas laterais e em torno das orelhas.

3. Rosto Retangular ostenta queixo e topo retos, e são longos e estreitos. O objetivo de um corte de cabelo deve ser o de criar largura nas laterais para disfarçar a estreiteza. A franja também pode encurtar o rosto, e mais cabelo nas laterais vai ajudar a disfarçar sua verticalidade.

4. Rosto em forma de pêra. Tem pouco comprimento horizontal na linha das sobrancelhas, o que dá uma fronte estreita, e é mais amplo na linha da mandíbula, com um queixo largo e redondo. O objetivo de um corte de cabelo deve ser o de dar a ilusão de um rosto oval, criando a largura na testa e nas têmporas.

5. Rosto em forma de Coração. É a forma inversa do rosto pêra. É mais amplo na linha das sobrancelhas com testa larga e estreito ao nível das mandíbulas, e um queixo pequeno e delicado. O objetivo do corte é o mesmo do pêra, de criar uma forma oval, criando largura a linha da mandíbula.

6. Rosto em forma sextavada. É mais amplo na altura das bochechas e estreito tanto na testa quanto no queixo. Aumentando os cabelos nos lados da testa estreita pode ser criada a ilusão de um rosto oval.

7. Rosto quadrado tem mandíbulas quadradas, na mesma linha do queixo, e o perfil do cabelo na testa também é reto. É um rosto curto. O penteado deve procurar criar altura para alongar o rosto. Madeixas de cabelo nas laterais suavizam a largura das mandíbulas e disfarça sua quadratura.

Curiosidade* Acredita-se que mulheres com cabelos cacheados e homens com cabelos ondulados são gentis e bondosas, e as pessoas de cabelos lisos são mais autoritárias, perfeccionistas e exigentes.

E qual o seu corte favorito, segue as tendências da moda ou regrinhas de formatos de rostos??? Eu sou mesmo fã de um cabelo médio longo, despontado e queimado nas pontas rsrs!!!

Bjs e até semana que vem!

12 comentários:

  1. Oi andressa
    Super interessante o post!!!
    Nunca tinha visto nada que relacionasse corte de cabelo com o que somos. Achei muito legal.
    Meu corte de cabelo?? Esse da primeira foto da Victoria Beckham! Adoro o estilo dela e há mais ou menos um ano optei por deixar as madeixas curtinhas que nem as dela!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente.
    Sempre falo que o cabelo é a moldura da gente.
    Qunado tô meio depre, minha primeira providência, é dar uma passada no cabelereiro, dar um jeito nas madeixas. Não tem melhor remédio.
    Dá um up no astral com certeza.
    Sempre ajuda.
    Aquele ambiente só estético ajuda esquecer os "grandes" problemas.
    Viva os cabelos!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Vou confessar que também corro pro corte quando estou depressiva, mas geralmente me arrependo, pois não fico muito bem de cabelos curtos, embora meu noivo adore! Acho que fico com cara de menininha demais, acho comprido mais sensual para mim!

    Mas eu também amo o corte da Vicky Beckham curto, mas ela fica bem de qualquer jeito né!!

    ResponderExcluir
  4. Superinteressante!!!
    Eu não utilizo muito essas regrinhas, mas concordo com elas... A Vic por ex, acho linda de cabelos longos, mas sei que o corte mais curto deixa qq mulher mais moderna e sofisticada! E é essa a imagem que ela quer passar...
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Postagens super interessantes!
    Adoreei o blog!
    Super simpático!

    Dê um pulinho no meu chá! ;)

    Um beijo querida!

    ResponderExcluir
  6. Adorei!
    É muito bom ler coisas interessantes assim, e aprender mais .
    Meu cabelo é crespo, e como sou já "cinquentinha", o mantenho curto.Eu acho que rejuvenesse rsrsrs.
    beijin
    Tina(Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  7. Oii, vim agradecer o carinho no meu blog ontem devido ao meu aniversário!! muito obrigado mesmo viu!!
    beijão lindona
    sermulhereomaximo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. oh ly - tá - esta foi tu que inventou - cabelo liso autoritária - e exigente- eu??
    gostei da dica - o meu tem que ter m pouco de franja- aodro cabelos arrebitados- o meu lisão , mas quando dou uma desbastada com navalha fica daquele jeito que eu adoro, agora tá que nem o teu, na última moda- luzes californianas( o cabelo crescendo e apareendo o tom natural) e queimadinho e quebradinho nas pontas - última moda-
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante mesmo,tem que estar atualiazida,pois os cabelos são a moldura do rosto né??rsrsrs
    *Ah estou fazendo blog pra algumas lojas,se puder visita-los e seguir serei grata!bjs
    www.kamakaon.blogspot.com
    www.flavialagretro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas!!!!! Eu acabei de cortar o cabelo há menos de uma semana... Usei cabelo curto durante mais de uma década e há uns dois anos resolvi usá-lo comprido, mas não tem muito a ver com minha personalidade. Acho que eu combino mais com cabelo curto mesmo, sinto que reflete melhor meu jeito de ser! Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oiiii
    A Magg adorou seu blog!!! Lindo!!!E já está seguindo!!!

    Passa lá na Magg pra você dar uma olhadinha!!! São acessórios lindos!! Você vai adorar!!!
    maggstore.blogspot.com

    Bjuuxxxxx

    ResponderExcluir
  12. esse homem é lindo demais!!!!!!!!
    t
    ambem adorei as unhas da mini.
    onde compro para mim?
    abraços kharin rs

    ResponderExcluir

♥ Oi galera, infelizmente não tem sido possível retribuir as visitas, mas ficarei feliz ao ler seu comentário, porque é por ele que ainda existe esse blog.

Mil vezes obrigada por todo carinho! ♥
Beijocas.

=)

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails