quarta-feira, 23 de junho de 2010

5 o'clock tea


Por Andressa Ribeiro.


Minhassss queridas!!!

Com esse friozinho, nada mais gostoso do que reunir a família, os amigos em volta de uma mesa de chá. O afternoon tea representa um típico costume inglês e eu como boa Britânica que sou não podia deixar de prestigiá-lo.

Há quem torça o nariz quando digo que bebo chá com leite, isso mesmo, além de leve é muito saboroso.
O chá das cinco foi lançado na Inglaterra por volta de 1830 pela Duquesa de Bedford. Era uma oportunidade para exibir maravilhosas peças de porcelana e prata.
Logo foram criadas regras de etiqueta para o serviço de chá e receitas que fariam parte do cardápio como: torradas com manteiga, geléia ou mel; scones, muffins, bolos e uma grande variedade de biscoitos e pãezinhos.

Só no final do século XIX, é que o chá se propagou no continente europeu, especialmente nas grandes cidades. Na França surgiram famosos salões de chá, na primeira metade do século XX, onde as damas da sociedade se reuniam para degustar o chá das cinco, que além de chá passou a ser servido também café, chocolate quente, drinques leves, saborosos petit-fours, sanduiche croque-monsieur, etc.

Os ingleses chegam a beber mais de 4 canecas de chá por dia, faz parte do hábito e dia a dia, não temos o que fazer??? Vamos tomar um chá rs!!
Procure no supermercado o Breakfast Tea, existem várias marcas, a mais conhecida por aqui é a Twinings Tea, recomendo também as marcas Yorkshire Tea ou PG Tea. Prepare o chá, quanto mais forte mais saboroso e acrescente um pouco de leite, a cor ideal seria a da pasta de amendoim.

Agora vai a minha dica, compre uma caneca bem linda, quanto mais bonita a caneca, mais saboroso seu chá fica, existe uma grande variedade no mercado e você vai encontrar uma com a sua carinha ou até um presente super fofo!!!

Beijinhos e até a próxima quarta!

Ah, mas antes, me responda: Qual sabor de chá você mais gosta?

25 comentários:

  1. Olá! Eu gosto muito de cidreira. hummm... bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Andressa,

    Embora viva no calor escaldante de Mato Grosso, aprecio meu chá todo o dia, às 9h e às 15h, horário local, sempre acompanhado de três bolachinhas integrais e a cada dia escolho um sabor. Mas o meu sabor preferido é o de gengibre. Adoro

    ResponderExcluir
  3. Estou passando aqui para divulgar que estou fazendo um SORTEIO no meu blog de CUPCAKES...e peço um mega favor em divulgar para seu seguidores..pois acredito que será um sucesso...além de serem deliciosos...rs

    Desde já agradeço.

    bjs
    Tati Bonotto

    http://www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Dá pra comprar essa marca de cha por aqui tb, é deliciosa
    cha e sempre gostoso, e faz umbem danado

    ResponderExcluir
  5. Eu amo chá vou te dizer, apesar de não largar o café que viou vício, sempre que posso tomo um cházinho e como aqui em casa (leia-se Pai), toma chá pra tudo, acabamos entrando na onda. Tomamos chá pra efeitos medicinais, mas pra degustar mesmo o meu preferido é o de hortelã e o de morango com canela. Aí meu me delicio.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o post.
    Eu adoro chá, principalmente, o de canela.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Adoro chá! Até hoje só não gostei de erva-doce.
    Mas os favoritos são hortelã e morango.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Dre, eu amo chá a qualquer hora, e com leite é bem gostoso mesmo. Eu adoro o earl grey com laranja e um pouquinho de leite. Agora no inverno faço um bem picante: fervo água com pedaços de gengibre, canela e alguns cravos e depois coloco chá preto e abafo por alguns minutos. Chá é sempre bem vindo! Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de chá principalmente com o frio, cai muito bem. Aqui em casa, eu faço frequentetemente chá de gengibre com canela e cravo, fica muito bom. Beijinho.

    ResponderExcluir
  10. Nossa Pat, jura que vc gosta do earl grey, isso é raro rsrs.

    Eu também adoro aqueles chazinhos digestivos, amargosss que servem em restaurantes chineses/japoneses após a refeição.

    Não sou muito fã de chá de frutas por achar muito doce, não resisto ao bolinho, bolachinhas e guloseimas que acompanham o cházinho haha

    Gosto muito do cidreira também!!

    Adoro quando vcs participam das minhas postagens embora eu seja fujonaaa hahaha, bjsssss

    ResponderExcluir
  11. gosto de chá e do ritual de uma mesa bem arrumada

    quando minha filha era pequena eu brincava com ela de "chá das cinco" no inverno, a mesa toda bonitinha, ela curte isso até hoje, e pode fazer sempre porque mora na Suécia.

    já eu aqui em Salvador é dificil...rsrs... melhor é tomar chá gelado, que tb adoro

    gosto de chá de jasmim, de cidreira, erva-doce, chá mate, Earl Grey, lembra a minha avó, quando ia lá tomava chá com torradinhas e bolacha maizena, até hoje lembro da casa dela quando tomo chá mate com bolacha maizena.

    adorei o post!

    beijinho
    Juju

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Gosto demais de chá de cravo e canela, de alfavaca, de cidreira, e o mate que vai bem até com pedrinhas de gelo no calor.
    Enfim adoooro chá, e embora cultivamos o café, aqui em casa todo dia´é dia de chá.
    Não tão chic como os britânicos, mas o chá com rosquinhas ou biscoitinhos de polvilho, todo dia tem.
    beijin
    Tina (Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  13. Rsrsrs, verdade né Dre, quase ninguem que conheço gosta, é super forte e amargo. Eu também não sou chegada em chás muito doces e jamais coloco açúcar nos meus chás. Eu amei a postagem Dre e fica como sugestão minha para sua próxima postagem o tema canecas bem legais e divertidas para hora do chá ou chocolate quente. Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Ola
    Eu amo chá e viendo cá na europa nao tem quem nao vicia no chazinho.
    Cá toma-se muito com leite confesso que nunca experimentei.
    Mas amo os de frutas vermelhas,de canela com laranja,,uhuhu são vários.
    Não vou para cama sem um chazinho já virou vicio.
    Viste meu blog e vennah concher um pouco do interior das casas por cá.
    bjkas

    http://wwwmaisonduchocolat.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Ly...se morasse aqui por perto te mandava uma fornada de cupcakes....rsrsrs
    pena que mora tão longe....bjokas

    ResponderExcluir
  16. Oi flor tenho q confessar eu bebo cha de erva (erva mate) com leite é otimo
    minha vó fazia pra me esperar qnd eu era criança e amoooo
    bjuu

    ResponderExcluir
  17. Olá Ly! estou seguindo o seu blog já faz uns dias e tenho adorado os seus posts. Embora seja do nordeste, hoje vivo na Europa e não tem como nós não adquirirmos o hábito de tomar chá, até porque perde-se um pouco da vontade de beber pura e simplesmente água, o frio não nos permite ter a percepção de sede, por isso bebe-se chá para aquecer o corpo e hidratá-lo também. Os meus chás preferidos são: erva-doce, hibisco, chá verde, cassis e cidreira. Tomo outros também mas, na hora de escolher prefiro esses. Adoro comprar canecas, xícaras e estas coisas, e assim como tu, tb adoro decoração por isso, se quiser passa lá no meu blog, fala de tudo um pouco, espero que goste. Grande abraço! e parabéns pelo seu blog.

    Meu blog: http://cleniadaniel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Aqui nunca faz frio, rs. Ô cidade quente viu?! Mas eu gosto!!!! (moro em Belém/PA)

    Qto a chá? Não sou fã não....tem outra opção? rs

    Bjs lindona!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Andressa! Ah eu sou viciada em cha (sera que sou inglesa e nao sabia hahahaha)!!!! Como diz meu marido tenho uma "coleçao" de chas, meus preferidos sao o earl grey aromatizado com bergamota, o finest ceylan e o earl grey com laranja e canela, todos os três da twinings. Gosto tb do "thé or" (cha ouro) e do Russian earl grey da Lipton... Melhor eu para senao vai virar um livro!!! beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Que delícia essa pausa para o chá acompanhado de um bolo gostoso ou de biscoitinhos amanteigados!!!! Eu adoro chá de capim limão feito com a própria folha e recentemente provei um bem exótico de hibiscus com açaí!!!! Mas também sou apaixonada pelo FOUR RED FRUITS da Twinnings! Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Chic demais!Pena que eu tenho mta dificuldade em beber cha! :(
    Aguardo mais visitinhas suas no meu cantinho: http://ameliareinventada.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir
  22. hahah pelo visto somos todas chanáticas rsrs, to adorando as variedades de chás, ontém mesmo após postar aqui na hora do almoço, provei de um gengibre com abacaxi, sensacional!

    Amigas das terras quentes, os ingleses podem jurar que chá no verão refresca, hahaha, bjsssss

    ResponderExcluir
  23. Eu gosto muito de chá, apesar de ultimamente quase não tenho tomado. Cresci tomando mate, mas me apaixonei pelo chá preto. Mas confesso que gosto dele purinho, nada de limão, leite, hortelã, ou qualquer outra mistura. Sem dúvida é um hábito que pretendo retomar...
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Eu gosto muito de chá, mas quatro vezes ao dia!!! Muita coisa né?! Gosto de todos os tios desde com muito mel e limão, fica delicioso!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Amo seu blog!delicioso navegar por ele,parabens!e...obrigada pelo seu comentário.beijinhos Yone-Leila

    ResponderExcluir

♥ Oi galera, infelizmente não tem sido possível retribuir as visitas, mas ficarei feliz ao ler seu comentário, porque é por ele que ainda existe esse blog.

Mil vezes obrigada por todo carinho! ♥
Beijocas.

=)

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails