segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Organizando sua vida através do Feng Shui - parte II



Por Bárbara Rezende

“Todos nós, naturalmente, gostaríamos de ter uma vida feliz e bem-sucedida, e tudo o que possa nos ajudar a atingir essa meta vale a pena ser examinado.”
Richard Webster

Boa tarde amoresssss...

Espero que tenham tentado fazer algumas dicas do post anterior, lembrem-se a palavra de ordem é: PERSEVERAR!!!

Bem, vamos ao que interessa, a filosofia do Feng Shui...

A partir de hoje falarei do Feng Shui dentro de nossos lares... através de decoração, cores etc.

Como dito anteriormente, Feng significa vento e está representado pela circulação de energia dentro de nossas casas e o Shui a água como se fosse hipotéticamente o movimento de um rio ou um lago, juntos transformam-se num fluxo de energia chamada pelos chinese de ch'i (força universal da vida). Toda orientação do Feng Shui gira em torno do ch'i através de suas três escolas principais: a Escola da Forma, a Escola da Bússola e a Escola do Chapéu Negro.

Em todas as escolas, o ch’i se manifesta através dos cinco elementos: a madeira, o fogo, a terra, o metal e a água. Através do ano de seu nascimento, você passa a saber qual desses elementos é o mais importante para você...

COMEÇANDO DO PRINCÍPIO
O CH’I

É a energia vital universal que se encontra em cada coisa viva. No Feng Shui, referimo-nos a ele como sendo “o sopro do dragão”. Ele é estimulado a entrar no lar, para propiciar saúde, felicidade e prosperidade aos moradores.

O ch’i pode ser tanto positivo quanto negativo... e o Feng Shui é a arma para anularmos o ch’i negativo.

O ch’i é composto tanto de yin quanto de yang.

YIN YANG

Yin e yang são os dois opostos do universo. Um não existe sem o outro... é como a masculino e o feminino, o preto e o branco, o dia e a noite...

Os taoístas utilizam o yin e yang para simbolizar a inteireza. O yin é representado pelo preto com uma bolinha branca e o yang branco com uma bolinha preta que significa que dentro do yin há uma certa quantidade de yang e vice-versa.

No Feng Shui precisa-se ter equilíbrio entre o yin e o yang para haver um fluxo positivo do ch’i. No yin a energia fica mais lenta, estagnada enquanto no yang mais rápida e a busca do equilíbrio é para que o ch’i circule de maneira sinuosa e suave como um rio tranqüilo.

DICAS RÁPIDAS:

* Chega de bagunça, quinquilharias só atraem ch’i negativo, o que não está usando mais e ainda serve pra alguma coisa, doe e o que não funciona jogue fora... sei que é duro ter que se desfazer daquele peixe de porcelana pintado a mão horrível que sua sogra te deu no dia do seu casamento e que você guarda lá no alto do armário, força amiga, sei que você consegue!!! kkkkkkkk brincadeirinha...
* O lar deve estar em boas condições, sei que no dia a dia às vezes isso não funcione mas tente, conserve a pintura, troque assim que possível as lâmpadas queimadas, janelas sempre limpas e se estiverem quebradas providenciar o mais rápido possível o conserto.
* Objetos de cristais e brilhantes refletem a energia ch’i.
* Espelhos ajudam o ch’i a fluir livremente.
* Os móveis devem ter linhas curvas e retas (yin yang)


Na próxima postagem, falarei sobre as Escolas, os cinco elementos e darei mais dicas rápidas!!!

Até mais!!!

Bejim a todos...



9 comentários:

  1. Olá adorei as dicas do I agora as do II tb... parabéns!!! A gente sempre ve dicas de FEng por aqui, mas o jeito q vcs escreveram foi claro, objetivo e prático!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ly , já tive minha fase "tarada" por feng shui.
    Aí vi que comecei a ficar chata e exigir que todos na casa tanbém seguissem e parei. Nem assim consegui ser equilibrada, acho que meu Chi está mais pra "Chiiiii , e agora"?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. oi querida Barbara adorei seu blog abri agora um novo www.coisasdaminhacasa.blogspot.com
    estou fazendo a minha casa e ainda falta algum tempo para me mudar mas tenho muitos planos e projectos, espero poder concretiza-los ate ao final do ano
    da uma passadinha la ta

    ResponderExcluir
  4. Bárbara, de uma coisa eu tenho certeza: casa desorganizada, vida desorganizada. Pelo menos para mim, é assim! Adorei a postagem, espero por novas dicas. Um beijo!!

    ResponderExcluir
  5. Meninassssssss estou ficando doidinha, pois estou sem net em casa... arghhhhh!!! Desulpe a demora em responder...

    Amanda, Pat, Fran e Keka minhas queridas obrigada por estarem acompanhando e gostando da matéria...

    Ro amore, se vc estava ficando "tarada", rsrsrs, é pq o Feng Shui não estava sendo observado com atenção, deixe fluir e com bom senso tudo se encaixa... se tudo que fizermos for a ferro e a fogo acabamos realmente ficando chatas e acaba influenciando em nossa vida com a família, trabalho etc. Relaxe amiga e deixe o ch'i fluirrrrrrrrrrr e nada de chiiiiiiii rsrsrs

    Monica espero que as dicas sirvam pro seu novo lar... ahhh e pode deixar que darei uma passadinha no seu blog..

    bjkssssssss a todas

    ResponderExcluir
  6. Adoreiiiiiiiiiii Ro!
    Acho que meu Chi, é parente do seu! hahaha

    ResponderExcluir
  7. Ly, em toda a casa que vou, levo o meu baguá e só então me "aposso" dos ambientes. Os chineses, com sua filiosofia milenar, sabiam do que estavam falando. Aliás, em minha casa "matriz" em S. Paulo, uma consultora de Feng Shui me aconselhou a tirar toda a hera do muro, que levou anos pra ficar bonita, porque, segundo ela, a hera ela não deixa circular a energia. Você concorda? Eu ainda não criei coragem.... Beijão!

    ResponderExcluir

♥ Oi galera, infelizmente não tem sido possível retribuir as visitas, mas ficarei feliz ao ler seu comentário, porque é por ele que ainda existe esse blog.

Mil vezes obrigada por todo carinho! ♥
Beijocas.

=)

Linkwithin

Related Posts with Thumbnails